Escola Doutor Jacob Kroeff Neto é homenageada por seus 45 anos

por Maíra Kiefer última modificação 10/04/2017 19h06
06/04/2017 – Na noite desta quinta-feira, 6, foi realizada uma sessão solene em homenagem aos 45 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Jacob Kroeff Neto. O autor do requerimento, Enio Brizola (PT), presidiu a atividade. Ao seu lado na mesa estavam a secretária municipal de Educação, Maristela Guasselli, a diretora da instituição, Raquel Exenberger Becker, a presidente da Associação de Pais e Mestres, Rejane Correa Krauss, a ex-diretora Maria Valfriede Wentz Weber, o professor Everton Inácio Becker, representando todos os docentes, e Ricardo Meyer Breuer, representando todos os alunos. Estavam presentes os vereadores Naasom Luciano (PTB), Felipe Kuhn Braun (PDT), Vladi Lourenço (PP), Enfermeiro Vilmar (PDT) e Nor Boeno (PT).

Na abertura, Francisco José Monza Koller e o ex-aluno Vinícius Frohlich da Luz tocaram e cantaram o Hino da Escola Doutor Jacob Kroeff Neto, que foi composto pela ex-aluna Lisiane Rossi na ocasião dos 25 anos da instituição.

 
Falas dos vereadores
 

Brizola destacou que a escola homenageada prepara a criança para pensar, oferecendo ainda diversas atividades ligadas ao meio ambiente, ao esporte, ao lazer, às tecnologias. Além disso, frisou o vereador, o sucesso da instituição deve-se à constante busca por atualização por parte dos professores, ao humanismo e comprometimento dos funcionários e à grande participação dos pais. Ele lamentou, contudo, o fato de ainda não ser possível oferecer o ensino fundamental completo. “E não temos naquela região o ensino médio. Os alunos se descolam para outros bairros.”

 

Naasom Luciano (PTB) contou que foi aluno da Doutor Jacob Kroeff Neto, onde ingressou em 1991. “Fiz do jardim à quarta série”, disse, citando o nome de algumas de suas professoras. Felipe Kuhn Braun (PDT) falou um pouco de história, destacando que o nome da escola é o do líder emancipacionista e primeiro prefeito de Novo Hamburgo. Vladi Lourenço (PP) narrou em detalhes a trajetória da entidade desde a sua fundação até a atualidade.

 

Relatos da comunidade acadêmica

 

A diretora, Raquel Exenberger Becker, apontou que o lema deste ano é “O amor é o tempero da vida” e pediu que a educação seja sempre uma prioridade na Câmara. A secretária de Educação, Maristela Guasselli, anunciou que R$ 5 milhões do orçamento devem ser investidos em melhorias nas escolas da cidade, especialmente na Doutor Jacob Kroeff Neto.

 

A presidente da Associação de Pais e Mestres, Rejane Correa Krauss, agradeceu os investimentos e divulgou o baile comemorativo que será realizado no sábado. A ex-professora e ex-diretora Maria Valfriede Wentz Weber afirmou que somente a educação pode mudar o País.

 

O professor Everton Inácio Becker destacou a necessidade de se valorizar a profissão. O aluno Ricardo Meyer Beuer contou que em 2013 começou sua trajetória escolar e, desde lá, já aprendeu muito. “Entrei no mundo mágico das letras.”

 

Noite de arte

 

Ao longo da cerimônia, o público foi agraciado com várias apresentações. Os alunos do 1º ano A, da professora Heidi Fischborn, e do 1º ano B, da professora Raquel Hoerlle, entoaram a canção A Escola, paródia de A Casa, de Toquinho e Vinicius de Moraes. E os alunos do 4º ano A, da professora Têre Braun, cantaram Esperando na Janela.

 

A celebração também contou com poesia: a aluna Thayná Krummenauer de Matos, do 5º ano A, da professora Tatiana Dorneles, declamou o poema de sua autoria intitulado Nossa JKN 45 anos; e Laís Marques Fischer e Larissa Maysonnave Nunes da Silva, do 5º ano B, da professora Janaína Assis, apresentaram Onde eu Estudo. E com coreografia, arte representada pelo grupo de dança alemã da professora Maria Valfriede Wentz Weber.

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh

Siga a Câmara no Instagram - @camaranh