Escola do Legislativo participará de evento sobre tecnologia que reunirá diversos países

por Maíra Kiefer última modificação 17/09/2020 17h13
15/09/2020 – O Dia Internacional da Democracia, celebrado neste 15 de setembro, foi escolhido para dar início a um evento que reúne mais de 20 parlamentos de diferentes países para relatarem projetos que os ajudaram a manter o funcionamento legislativo mesmo neste período de pandemia. O LegisTech pela Democracia, promovido pela Bússola Tech, se estenderá até sexta-feira, dia 18, data em que a diretora da Escola do Legislativo de Novo Hamburgo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, terá um espaço para abordar a experiência de deliberação remota da Câmara hamburguense. A exposição de como ocorreu o uso de plataforma gratuita para as votações ocorrerá às 16h30min.

Entre os participantes do evento estão representantes de países como África do Sul, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, Reino Unido e Ucrânia. Segundo Luís Kimaid, cientista político e organizador da iniciativa, pela primeira vez na história um grande número de parlamentos nacionais se reúne para discutir sua transformação digital e para compartilhar experiências com funcionários públicos, parlamentares e empresários.

Leia mais: Sessões virtuais são alternativa durante agravamento de restrições

Câmara de Novo Hamburgo realiza primeira sessão virtual de sua história

Ao longo do evento online, a expectativa é de que os painéis auxiliem o público a debater propostas inovadoras e absorver informações que podem impactar positivamente no futuro da democracia. A organização está a cargo da startup Bússola Tech, que busca experiências para a transformação digital do poder legislativo no intuito de aproximá-lo da sociedade. Eles são idealizadores do ecossistema LegisTech, formado por iniciativas de empresários e do setor público que fornecem soluções digitais para as casas legislativas.

Em 2019, o grupo promoveu outra iniciativa, batizada de Legistech Forum, que ocorreu em São Paulo. Na ocasião, foram debatidas melhorias no processo legislativo e os canais de interlocução com a sociedade. Conforme os organizadores, haverá tradução simultânea em português, inglês e espanhol. As inscrições podem ser feitas pelo link: brasil.legistechfordemocracy.co/.

registrado em: