Escola do Legislativo e Smed estudam alternativas para manter parceria durante ano letivo atípico

por Luís Francisco Caselani última modificação 02/02/2021 22h05
02/02/2021 – Entre 2017 e 2019, a Câmara de Novo Hamburgo organizou junto à Secretaria Municipal de Educação (Smed) as três primeiras edições do projeto Vereador Mirim. Durante o período, a iniciativa levou cerca de 3,5 mil estudantes para dentro do Palácio 5 de Abril em oficinas e palestras educativas que buscavam a aproximação entre a comunidade escolar e o Legislativo. Cancelada em 2020 devido às eleições e à pandemia, a quarta edição ainda está na pauta para este ano, mas a realização depende de como transcorrerá a retomada das aulas presenciais. De qualquer forma, o Legislativo pretende manter a parceria com o Executivo por outros meios. Algumas das propostas idealizadas foram apresentadas em reunião com a gerente de Ensino Fundamental da Smed, Adriane Brevia, na tarde desta terça-feira, 2.
Escola do Legislativo e Smed estudam alternativas para manter parceria durante ano letivo atípico

Foto: Luís Francisco Caselani/CMNH

A diretora da Escola do Legislativo de Novo Hamburgo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, e o diretor-geral da Câmara, Flávio Luís Teixeira da Silva, apresentaram materiais de apoio que podem ser utilizados não apenas como alternativas, mas também paralelamente ao Vereador Mirim. Entre os conteúdos sugeridos estão publicações e brincadeiras elaboradas pela Escola do Legislativo de Pouso Alegre, de Minas Gerais, e o site plenarinho.leg.br, desenvolvido pela Câmara dos Deputados.

Carolina não descartou a possibilidade de adaptar e reimaginar alguns dos materiais dentro da realidade hamburguense. Adriane garantiu que a secretaria avaliará as indicações e pensará estratégias para incluir, divulgar e monitorar a aplicação dos conteúdos na dinâmica de ensino da rede municipal.