Escola de Canudos encerra eleições do Vereador Mirim
Alunos do 6º ao 9º ano da Emeb Martha Wartenberg, do bairro Canudos, foram os últimos a definir seus vereadores, no dia 7 de julho. A atividade foi acompanhada por professores, servidores do Legislativo, da Secretaria Municipal de Educação e do TRE.
Atuando como mesário, Emanuel Castaman, de 13 anos, destacou a experiência e a oportunidade de tornar-se um eleitor mais consciente a partir do projeto promovido pelo Legislativo. A eleitora Eduarda Martins, da mesma idade, ficou impressionada com o funcionamento das urnas. Ambos enfatizaram que a escolha dos candidatos se deu pelas melhores propostas.
A informação sobre questões envolvendo a segurança da escola e como agir em casos de perigo e a instalação de um local mais adequado para estacionar bicicletas foram sugestões da candidata Karoline Eberhardt. De 14 anos. “Foi muito interessante poder me candidatar, pensar as propostas e participar do debate. Uma experiência única na minha vida”, pontuou. Eleito vereador mirim, Mateus Berft, do 9° ano, propôs plantar árvores frutíferas no pátio da instituição de ensino, criar clubes de esporte e lazer e conscientizar os jovens sobre os cuidados com os materiais das turmas. “Foi importante pensar não só em mim, mas no que os outros querem de melhor para a escola.”
A diretora Simone Oliveira enfatizou o envolvimento dos estudantes que, após discutir a temática em sala de aula, pensaram suas campanhas e as melhorias para o ambiente escolar. “O projeto aproxima a política da realidade deles e faz com que percebam o que precisa melhorar no dia a dia da escola.”
Os vereadores Cristiano Coller (PTB), Darlan Oliveira (PDT), Raizer Ferreira (PSDB) e Ricardo Ritter – Ica (PDT) acompanharam o último dia de votação. Parlamentar de primeiro mandato, Raizer lamentou a não realização do projeto nos anos de pandemia. “Importante que eles entendam o funcionamento do poder público e como na democracia podemos escolher aqueles que irão dirigir nossas cidades, estado e o país.” Coller parabenizou o trabalho da Escola do Legislativo e falou sobre a importância de aproximar a Câmara da sociedade.
Conforme o coordenador da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJE), Carlos Vinicios Cavalcante, realizar ações educativas que incentivem as crianças e adolescentes a se tornarem cidadãos conscientes, tanto como eleitores quanto como candidatos está entre os méritos da iniciativa da Câmara hamburguense. “É um projeto belíssimo em que nós participamos de todo o processo de formação de cidadania política, trazendo a urna eletrônica como um ator principal, com segurança e transparência. Que eles possam saber não só como votar, mas participar como candidatos e possíveis vereadores mirins. Uma ação que certamente gostaríamos de replicar no maior número de municípios do Estado”, finalizou.
Vereadores Mirins Eleitos:
Emeb João Goulart
- Ana Luiza Sparremberger
- Dyovana Da Rocha
- Eduarda Petry
Instituto Seno Ludwig
- Guilherme Sander Alves
- Erick Cauã Andrande Correa
- Jade Da Rocha Resch
Emeb Machado De Assis
- Maria Antônia De Souza Dos Santos
- Samuel Elizandro De Brito Corrêa
- Vinícius Bryan Moreira Pinheiro
Eeef Otávio Rosa
- Vitor Werle Moeller
- Thayna Dos Reis De Oliveira
- Lucas Mello De Oliveira
Emeb Monteiro Lobato
- Lucas Rodrigues Da Cunha
- Ryan Silveira Da Silva
- Sarah Rosa
Escola De Aplicação Feevale
- Pietro Almeida Storck
- Henrique Gomes Dos Santos
Emeb Martha Wartenberg
- Thomas Jason Da Cruz Rodrigues
- Mateus da Silva Berft
- Alana Gabriela Severo Burgel