Escola de Canudos encerra eleições do Vereador Mirim

por Daniele Silva última modificação 10/08/2023 18h12
10/07/2023 – Quase 2 mil estudantes de Novo Hamburgo tiveram sua estreia com as urnas eletrônicas durante as eleições do Vereador Mirim. Este ano, a parceria da Câmara com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) trouxe mais agilidade e segurança à votação para a escolha dos representantes das escolas que participam do projeto. Os 20 jovens parlamentares eleitos por suas comunidades escolares, entre titulares e suplentes, serão diplomados durante a sessão plenária do dia 16 de agosto.
Escola de Canudos encerra eleições do Vereador Mirim

Foto: Daniele Souza/CMNH

Alunos do 6º ao 9º ano da Emeb Martha Wartenberg, do bairro Canudos, foram os últimos a definir seus vereadores, no dia 7 de julho. A atividade foi acompanhada por professores, servidores do Legislativo, da Secretaria Municipal de Educação e do TRE.

Atuando como mesário, Emanuel Castaman, de 13 anos, destacou a experiência e a oportunidade de tornar-se um eleitor mais consciente a partir do projeto promovido pelo Legislativo. A eleitora Eduarda Martins, da mesma idade, ficou impressionada com o funcionamento das urnas. Ambos enfatizaram que a escolha dos candidatos se deu pelas melhores propostas.

A informação sobre questões envolvendo a segurança da escola e como agir em casos de perigo e a instalação de um local mais adequado para estacionar bicicletas foram sugestões da candidata Karoline Eberhardt. De 14 anos. “Foi muito interessante poder me candidatar, pensar as propostas e participar do debate. Uma experiência única na minha vida”, pontuou. Eleito vereador mirim, Mateus Berft, do 9° ano, propôs plantar árvores frutíferas no pátio da instituição de ensino, criar clubes de esporte e lazer e conscientizar os jovens sobre os cuidados com os materiais das turmas. “Foi importante pensar não só em mim, mas no que os outros querem de melhor para a escola.”

A diretora Simone Oliveira enfatizou o envolvimento dos estudantes que, após discutir a temática em sala de aula, pensaram suas campanhas e as melhorias para o ambiente escolar. “O projeto aproxima a política da realidade deles e faz com que percebam o que precisa melhorar no dia a dia da escola.”

Os vereadores Cristiano Coller (PTB), Darlan Oliveira (PDT), Raizer Ferreira (PSDB) e Ricardo Ritter – Ica (PDT) acompanharam o último dia de votação. Parlamentar de primeiro mandato, Raizer lamentou a não realização do projeto nos anos de pandemia. “Importante que eles entendam o funcionamento do poder público e como na democracia podemos escolher aqueles que irão dirigir nossas cidades, estado e o país.” Coller parabenizou o trabalho da Escola do Legislativo e falou sobre a importância de aproximar a Câmara da sociedade.

Conforme o coordenador da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJE), Carlos Vinicios Cavalcante, realizar ações educativas que incentivem as crianças e adolescentes a se tornarem cidadãos conscientes, tanto como eleitores quanto como candidatos está entre os méritos da iniciativa da Câmara hamburguense. “É um projeto belíssimo em que nós participamos de todo o processo de formação de cidadania política, trazendo a urna eletrônica como um ator principal, com segurança e transparência. Que eles possam saber não só como votar, mas participar como candidatos e possíveis vereadores mirins. Uma ação que certamente gostaríamos de replicar no maior número de municípios do Estado”, finalizou.

Vereadores Mirins Eleitos:

Emeb João Goulart

- Ana Luiza Sparremberger

- Dyovana Da Rocha

- Eduarda Petry

 

Instituto Seno Ludwig

- Guilherme Sander Alves

- Erick Cauã Andrande Correa

- Jade Da Rocha Resch

 

Emeb Machado De Assis

- Maria Antônia De Souza Dos Santos

- Samuel Elizandro De Brito Corrêa

- Vinícius Bryan Moreira Pinheiro

 

Eeef Otávio Rosa

- Vitor Werle Moeller

- Thayna Dos Reis De Oliveira

- Lucas Mello De Oliveira

 

Emeb Monteiro Lobato

- Lucas Rodrigues Da Cunha

- Ryan Silveira Da Silva

- Sarah Rosa

 

Escola De Aplicação Feevale

- Pietro Almeida Storck

- Henrique Gomes Dos Santos

 

Emeb Martha Wartenberg

- Thomas Jason Da Cruz Rodrigues

- Mateus da Silva Berft

- Alana Gabriela Severo Burgel