TV Câmara - Entrevista sobre suicídio na terceira idade fecha debates sobre Setembro Amarelo

por Tatiane Souza última modificação 05/10/2018 14h05
05/10/2018 – O alto índice de suicídio na terceira idade foi o tema da entrevista do programa Vitalidade, da TV Câmara, nesta semana. A conversa foi com a psicoterapeuta e gerontologista, Tanani Ledur, e fechou as atividades do Setembro Amarelo – campanha nacional de valorização da vida e contra o suicídio. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nessa faixa etária, foram registradas média de 8,9 mortes por 100 mil nos últimos seis anos, sendo que a média nacional é de 5,5 por 100 mil. De acordo com Tanani, o assunto é pesado, mas deve ser falado, discutido e desmistificado.
TV Câmara - Entrevista sobre suicídio na terceira idade fecha debates sobre Setembro Amarelo

Foto: Daniele Souza/CMNH

Segundo a especialista, o suicídio na terceira idade tem um enfoque diferente do que nas demais faixas etárias. "Solidão, negligência da família, depressão não percebida, isolamento social são os fatores principais", destaca. Ela ainda apontou a ruptura abrupta na rotina de vida causada pela aposentadoria como um fato relevante neste contexto. "A aposentadoria é um marco. O que vou fazer de agora em diante? Como vai ser minha vida? É uma nova etapa e as pessoas, na maioria das vezes, não se preparam para essa mudança. O fim da fase produtiva no trabalho está por trás de muitos casos de depressão", alerta.

Confira a entrevista na íntegra 

O Vitalidade também está disponível na página da TV Câmara do Facebook: Facebook.com/tvcamaranh

Vitalidade 

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da NET, e aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br. 

Veja a lista completa dos Vitalidades.