Empreendedor hamburguense recebe reconhecimento do Legislativo

por Jaime Freitas última modificação 27/11/2023 23h22
27/11/2023 – A empresa hamburguense Painter Robot, criada pelo ex-estudante da Fundação Liberato Jorge Mateus Rodrigues, foi selecionada para receber um investimento no programa de televisão Shark Tank Brasil. Em sua passagem pela atração, o jovem precisou defender seu projeto em busca de apoio financeiro. Ele recebeu uma proposta de R$ 1 milhão de João Appolinário, proprietário e fundador da Polishop. Em troca, o investidor ficará com 33% do negócio. Em reconhecimento à iniciativa de Rodrigues, a Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 27, o envio de uma moção de aplausos. O documento foi redigido pela vereadora Lourdes Valim (Republicanos).
Empreendedor hamburguense recebe reconhecimento do Legislativo

Foto: Daniele Souza/CMNH

O projeto foi idealizado por Rodrigues ainda no ensino médio, como um trabalho de conclusão do curso de Mecânica na Fundação Liberato. Junto ao colega Guilherme Sartori, o então estudante identificou dificuldades e, principalmente, a falta de segurança para pintores executarem trabalhos na área externa de prédios. Assim, com o propósito de automatizar a atividade, surgiu o Painter Robot. A ideia é de que o equipamento seja capaz de pintar e lavar áreas externas de prédios com vários andares, agilizando e preservando a vida de trabalhadores que dependem de andaimes para a execução dos serviços.

Autora da moção, Lourdes Valim destacou os incentivos que a participação do projeto em um programa nacional pode proporcionar para outras ações e empreendimentos locais. “Quero deixar aqui meus parabéns pela iniciativa do jovem Jorge Matheus, o qual conheci por meio das redes sociais e, após contato, aceitou vir ao nosso gabinete. Projetos como esse são os que inspiram e motivam outros jovens a trazerem cada vez mais soluções e inovações ao mercado devem ser valorizadas”, ressalta a parlamentar. Com a aprovação em turno único, a Moção nº 88/2023 será agora direcionada à empresa Painter Robot e a Jorge Matheus Rodrigues.

Shark Tank Brasil

Exibido pelo canal Sony, a versão brasileira do programa tem como objetivo tirar ideias e projetos do papel. A cada episódio, aspirantes a empreendedores apresentam suas propostas e negociam aportes financeiros junto a uma equipe de renomados investidores.


O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.