EMEF São João é a quinta escola a participar da palestra do Vereador Mirim

por Luís Francisco Caselani última modificação 15/08/2018 18h13
26/06/2018 – Três turmas de 6º e 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) São João, do bairro Guarani, visitaram a Câmara de Novo Hamburgo na tarde desta terça-feira, 26 de junho. O grupo de 54 alunos conheceu os diferentes ambientes do Palácio 5 de Abril e acompanhou palestra sobre a estruturação dos poderes no Brasil e a importância da participação cidadã na política. A atividade é uma das etapas do Projeto Vereador Mirim, organizado pela Câmara, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com a Secretaria de Educação (Smed).

O presidente do Parlamento hamburguense, Felipe Kuhn Braun (PDT), destacou a importância do estreitamento de laços entre a comunidade escolar e o Poder Legislativo para o fortalecimento da democracia. “Esse é o momento de vocês aprenderem sobre o papel dos vereadores e de cada poder que compõe o nosso Município e o nosso país. No final do ano, dois de vocês estarão aqui para apresentar uma demanda ou um projeto que fará diferença na escola ou na comunidade. Os colegas poderão propor sugestões também a seus representantes. E, daqui a alguns anos, vocês realmente terão a oportunidade de ocupar uma dessas cadeiras ou ser uma liderança em quaisquer áreas que desejarem seguir”, projetou.

A palestra foi conduzida pela diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Hagen, que abordou temas como cidadania, separação dos poderes, mecanismos de participação popular nas ações da Câmara, processo legislativo e a atuação parlamentar. “Nossa cidadania, um presente que nos é dado quando nascemos, está acompanhada de direitos e deveres. Mesmo ainda não tendo idade para votar, vocês podem e devem contribuir. Mesmo quando decidimos não participar da política, estamos atuando politicamente, porque estamos delegando alguém para nos representar. Só com a participação vocês conseguirão mudar a realidade de vocês”, explicou Carolina.

O presidente da Comissão de Educação da Câmara, Professor Issur Koch (PP), ressaltou que a política está presente em todas as instâncias da vida das pessoas e enalteceu a importância do papel protagonista dos cidadãos nas conquistas para a coletividade. “Muitas vezes temos neste plenário pessoas lutando por seus direitos, mas hoje temos aqui o futuro da nossa cidade. Em breve, vocês estarão aqui para fazer parte da política de Novo Hamburgo. Ninguém pode cuidar melhor do futuro de vocês do que vocês mesmos. Vocês podem mudar esse processo identificando o que é ruim e sendo políticos melhores”, salientou Issur, que também comparou o exercício parlamentar com os pedidos e sugestões de melhorias que os estudantes levam a seus professores na escola. “Tudo o que vocês fazem no dia a dia é muito parecido com o nosso trabalho de vereador aqui”, completou.

A gerente de Ensino Fundamental da Smed, Adriane Brevia, também enalteceu a aproximação dos jovens à vida política de Novo Hamburgo. “Estar aqui aproxima vocês desse lugar, dando um senso de responsabilidade, mas também de direito, de ocupar esse espaço com nossas ideias. As coisas que vocês aprenderam aqui os ajudarão a ser mais cidadãos de Novo Hamburgo. Que vocês possam integrar a política boa, que traz melhorias para o nosso Município”, afirmou.

A estudante Bianca Cornetti, 12 anos, contou que a palestra serviu como um primeiro contato com o Legislativo. “É importante saber que podemos participar dando ideias e ajudando a sociedade e a nossa escola”, acrescentou. Já o aluno Nicolas Bitencourt, 11, natural do município goiano de Anápolis, gostou da iniciativa do Vereador Mirim, algo diferente do que já teve em outras instituições de ensino. Filho de pais missionários, ele chegou a Novo Hamburgo no final de 2017, após período em Manaus. “Nunca tive nada parecido com isso. Aprendemos hoje que, quando agimos coletivamente, conseguimos fazer melhor”, finalizou.

Vereador Mirim

A atividade desta terça-feira foi o quinto encontro do ciclo de palestras, que se estende até o início de julho. Finalizada essa etapa, alunos e professores trabalharão material pedagógico de apoio, elaborado a partir do trabalho conjunto de servidores da Câmara e da Smed, culminando na eleição dos vereadores mirins. Cada uma das sete escolas participantes elegerá dois representantes e um suplente, que serão diplomados em sessão ordinária da Câmara. Os 21 eleitos trabalharão na elaboração de proposições legislativas, que serão apresentadas em sessão especial no dia 6 de novembro, quando os jovens ocuparão as cadeiras do Plenário Luiz Oswaldo Bender. Em 2018, 550 estudantes do 5º ao 9º ano participam da primeira etapa do projeto. A próxima palestra está agendada para sexta-feira, dia 29, com os alunos da EMEF Martha Wartenberg, do bairro Canudos.

Confira também a Revista do Vereador Mirim, lançada este ano.

registrado em: