Em vista projeto que cria semana dedicada ao ciclismo

por Jaime Freitas última modificação 16/08/2021 23h43
16/08/2021 – O projeto que cria a Semana Municipal do Ciclista, elaborado pelo vereador Gustavo Finck (PP), foi retirado da pauta de votações da sessão plenária desta segunda-feira, 16. O texto, que seria votada em primeiro turno, teve pedido de vista por 15 dias, solicitado pelo vereador Sergio Hanich (MDB). A proposta busca incentivar o uso da bicicleta na cidade. A atividade, se aprovada, ocorrerá sempre na semana do dia 19 de agosto.
Em vista projeto que cria semana dedicada ao ciclismo

Foto: Daniele Souza/CMNH

“O ciclismo, além de uma prática saudável, traz vantagens econômicas quando utilizado como meio de transporte, beneficiando também o meio ambiente, com a redução de resíduos da combustão de veículos automotores”, frisa Gustavo Finck, integrante da Comissão de Educação e Desporto da Câmara.

A criação da semana municipal também tem como objetivos promover a conscientização da atividade como instrumento de qualidade de vida, buscar soluções para a ampliação de vias exclusivas para bicicletas e desenvolver o respeito mútuo entre motoristas, ciclistas e pedestres. Além da semana, o Projeto de Lei nº 50/2021 também define 19 de agosto como o Dia do Passeio Ciclístico, reforçando legislação federal que reconhece a data como o Dia Nacional do Ciclista. Para não haver datas duplicadas, a matéria ainda revoga a Lei Municipal nº 2.160/2010. Anterior à norma federal, o regramento estabelece 5 de novembro como o Dia do Ciclismo em Novo Hamburgo.

 

Pedido de Vista

Todo e qualquer vereador tem direito a pedir vista de determinada proposição, mediante requerimento aprovado em plenário, adiando sua votação no intuito de conceder maior prazo para análise. Uma matéria pode receber no máximo dois pedidos de vista de até 15 dias cada. O expediente não é válido, contudo, para proposições votadas em regime de urgência ou cuja permanência junto a comissão pertinente tenha extrapolado o prazo regimental de 45 dias.

registrado em: ,