Em solenidade de posse, Gerson Peteffi promete gestão técnica e democrática

por Luís Francisco Caselani última modificação 04/02/2020 13h22
03/02/2020 – Detentor de sete mandatos consecutivos, o vereador Gerson Peteffi (MDB) retorna à presidência da Câmara após 22 anos. Pela segunda vez em sua trajetória política, o parlamentar assume a cadeira mais alta na hierarquia legislativa hamburguense. Embora já exerça o cargo desde o início de janeiro, Peteffi foi simbolicamente empossado nesta segunda-feira, 3, ao lado dos colegas que o auxiliarão na condução dos trabalhos em 2020: o vice Raul Cassel (MDB), a primeira-secretária Tita e o segundo-secretário Sergio Hanich (MDB). A solenidade, realizada no Plenário Luiz Oswaldo Bender, antecedera a sessão que reabriu as atividades parlamentares para o último ano da atual legislatura.
Em solenidade de posse, Gerson Peteffi promete gestão técnica e democrática

Foto: Daniele Souza/CMNH

Peteffi recepcionou os convidados e agradeceu a presença de familiares, amigos e autoridades. Aos colegas que acompanharam a cerimônia, o vereador prometeu uma administração democrática e estrita ao que dispõem os regramentos legais da Câmara. “Estou imbuído da melhor das formas de trabalhar e de dirigir esta Casa, dentro de seus estamentos legais. Será uma condução bastante democrática. A função do presidente não é fácil, é de equalizar todas as demandas dentro da conduta própria e técnica desta Casa. A polidez, a resiliência, a fala tranquila e a simplicidade deste presidente não significam qualquer tipo de receio sobre as demandas que chegam. As pessoas terão toda a minha paciência para escutá-las e respondê-las, sempre em altíssimo nível. Amo esta cidade e quero uma Novo Hamburgo melhor”, afirmou o presidente.

O deputado estadual Issur Koch, que conviveu com Peteffi durante seis anos enquanto vereador, destacou ser necessário coragem para assumir a responsabilidade de presidir a Câmara. “Estar numa casa legislativa é um grande desafio no momento pelo qual o país passa. É um desafio diário estar no comando de uma Casa como esta. Por aqui passam os anseios de toda a população de Novo Hamburgo. Tomar uma decisão pela vida das pessoas requer coragem e fé de que o que nos trouxe até aqui nos guiará à melhor escolha. O senhor tem o grande desafio de administrar o sonho da população de Novo Hamburgo, que quer uma cidade crescente”, lembrou o parlamentar.

Presidente do Conselho de Administração da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), Roberto Cardoso disse ser uma honra participar da solenidade. “Deixamos aqui as portas da nossa instituição abertas para esta Casa, para que possamos atender e tenhamos tudo aquilo que a nossa comunidade almeja. Sucesso à gestão que se instala e a todos os vereadores que a acompanharão”, desejou Cardoso.

Procurador da República no Estado, Ângelo Ilha da Silva sublinhou as similaridades entre a atuação parlamentar e o trabalho do Ministério Público. “Nós temos uma demanda de fiscalizar os poderes, e isso é um ônus, mas uma riqueza da democracia. Estabelece uma ideia de peso e contrapeso, algo muito saudável no ambiente democrático. Tenho certeza de que a presidência da Câmara não poderia estar em melhores mãos, diante de toda a experiência, competência, disposição e postura construtiva do vereador Gerson Peteffi. Que seja uma presidência muito profícua”, enalteceu.

A prefeita Fátima Daudt fez alusão às características de polidez e respeito atribuídas ao novo presidente. “Isso é exemplo no mundo de hoje, o equilíbrio, o trato com o cidadão. É este modelo que constrói. Tenho certeza de que sua presidência será um sucesso. É muito conhecimento e experiência. Temos um diálogo muito respeitoso e construiremos juntos, sim. Este é um ano que não será fácil, mas não faltará o bom diálogo, o respeito e a vontade de construir uma cidade melhor para todos”, finalizou a chefe do Executivo hamburguense.