Édson Machado será Cidadão de Novo Hamburgo

por Maíra Kiefer última modificação 18/11/2021 17h49
18/11/2021 – A Câmara reservou o dia 7 de dezembro para a solenidade que marca a concessão do título de Cidadão de Novo Hamburgo para Édson Ferreira Machado, idealizador do grupo Pensando Novo Hamburgo. Com sua realização suprimida no ano passado devido à pandemia, a sessão solene voltará a ter a presença de familiares e amigos no plenário, a partir das 19h. Em 2020, a entrega da honraria se deu de forma remota. Na edição de 2021, a indicação é assinada por Cristiano Coller (PTB). A sugestão do nome recebeu aclamação dos demais parlamentares em sessão secreta realizada no último dia 8. Nesta terça, 16, foi publicado no Diário Oficial Eletrônico da Câmara o Decreto Legislativo nº 3/2021, que tornou pública a definição. Desde a implantação da honraria, em 1957, foram agraciadas 47 personalidades que contribuíram para a história hamburguense.

Natural de Jaguaruna (SC), Édson nasceu em 25 de novembro de 1960. Com apenas 18 anos, partiu de sua cidade natal em busca de oportunidades de trabalho em Novo Hamburgo. Mesmo antes de sua jornada rumo ao Vale do Sinos, o catarinense já dividia seu tempo entre os estudos e atividades que lhe garantiam alguma remuneração. Aos 12 anos, engraxava sapatos, vendia picolés e lavava carros. Seis anos depois, sua versatilidade e desenvoltura garantiram-lhe uma chance em solo hamburguense na Fruteira Sinosul, do seu conterrâneo Serafim Arthur João. Em seguida à sua chegada, o jovem iniciou a faculdade de Jornalismo na Unisinos. Meio ano depois, passou a integrar a equipe do Grupo Editorial Sinos, atuando como revisor de texto, fotógrafo e repórter. Foi por meio dessa última função que ele foi indicado para trabalhar como correspondente do Jornal Exclusivo e da Revista Lançamentos em Franca, base da empresa jornalística gaúcha no estado de São Paulo.

Suas atividades profissionais no Sudeste perduraram até 1987. Ao lado da esposa Élida Suzete Ramires Machado e da filha Monique, então com seis meses de idade, Édson decidiu retornar para Novo Hamburgo. A mudança não se restringiu à moradia. De volta ao município, o homenageado iniciou atividades como representante comercial no segmento do calçado. A partir da metade da década de 1990, ocorreriam novas transformações em sua trajetória: o nascimento do segundo filho, Caíque, e a entrada na política hamburguense.

Na administração municipal, o primeiro cargo exercido foi de diretor de Limpeza Pública. O desempenho no órgão rendeu a Novo Hamburgo um título conferido pela Metroplan: Cidade Mais Limpa da Região Metropolitana. Na sequência, atuou como diretor de Comércio e Serviços e, por quatro anos, como secretário municipal de Serviços Urbanos. Preocupado com os rumos da cidade e as melhorias necessárias, concorreu ao Legislativo em 2004, atingindo quase 1,3 mil votos, quantidade insuficiente devido ao quociente eleitoral. Também criou o grupo Pensando Novo Hamburgo, entidade que reunia representantes de vários setores e cujo projeto mais importante foi a campanha intitulada “O trem é nosso”. A iniciativa resultou na coleta de cerca de 60 mil assinaturas, entregues para representantes do Ministério dos Transportes. Pioneira, a movimentação rendeu frutos anos depois, com ampliação da linha da Trensurb até Novo Hamburgo em maio de 2012.

Aposentado, Édson preserva ainda a paixão pela política e pelas atividades que possibilitam a presença da família, ampliada com a chegada do neto Arthur Machado Musskopf em 2018.

Leia a justificativa na íntegra.

 

registrado em: