Dom Zeno será Cidadão de Novo Hamburgo

por Daniele Silva última modificação 25/11/2022 18h01
25/11/2022 – O bispo emérito Dom Zeno Hastenteufel será condecorado com o título de Cidadão de Novo Hamburgo, conforme Decreto Legislativo nº 4/2022. A indicação do vereador Felipe Kuhn Braun (PP) foi aprovada pelos demais parlamentares. Localizada no saguão do Palácio 5 de Abril, a galeria dos cidadãos conta com 48 personalidades, laureadas a partir de 1957, que contribuíram para a história hamburguense. A sessão solene para entrega da honraria será realizada no dia 13 de dezembro, às 19h, no plenário da Câmara.
Dom Zeno será Cidadão de Novo Hamburgo

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Dom Zeno Hastenteufel nasceu aos 14 de junho de 1946, na localidade de Linha Rodrigues da Rosa, no quarto distrito de Barão, no município de Montenegro. Ingressou no Seminário São José de Gravataí, em 1960, onde cursou os quatro anos do Ginásio e os três anos do Colegial (Ensino Médio). Em 1967, entrou no Seminário de Viamão, onde cursou a Faculdade de Filosofia e ali viveu durante os quatro anos de Teologia cursados no recém-criado Instituto de Teologia da PUCRS.

Ordenado sacerdote aos 08 de julho de 1972, por Dom Vicente Scherer, passou a trabalhar como vigário ecônomo, em Sapucaia do Sul. Como vigário na Paróquia São Pedro, em 1974, criou o Curso de Liderança Juvenil (CLJ), que agitou a juventude católica de todo o Sul do Brasil, nos últimos 48 anos.

Em 1976, foi nomeado pároco da Paróquia Santo Antonio do Pão dos Pobres. Dali foi enviado para Roma, em 1981, para fazer o Mestrado e Doutorado em História da Igreja, na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, doutorando-se em 1985, com a tese “Dom Feliciano na Igreja do Rio Grande do Sul”. Voltando de Roma, passou a residir na Paróquia Sagrada Família, na Cidade Baixa em Porto Alegre, trabalhando em tempo integral na PUCRS, com aulas de História da Igreja para o curso de Teologia e na pós-graduação em História.

Em dezembro de 1986, assumiu a Paróquia São Vicente Mártir, no bairro Camaquã, e em 1996, assumiu a Paróquia São Sebastião, no bairro Petrópolis, ambas em Porto Alegre. Nesse período passou a apresentar um programa diário chamado “Um novo dia começa para ti”, na Rádio Aliança FM. As missas também eram transmitidas ao vivo.

Ao longo dos anos de magistério, escreveu cinco livros de História Eclesiástica e três livros de Catequese. Tem um livro editado pela CNBB, em Brasília, sob o título “O Catecismo ao alcance de todos”, recomendado em todas as dioceses como “Catecismo de Iniciação para jovens e adultos”. Por nove anos, foi diretor da faculdade de Teologia e por 15 anos foi diretor da Revista Mundo Jovem, editada pela PUCRS.

Em 12 de dezembro de 2001, foi nomeado bispo diocesano pelo Papa João Paulo II. Em seguida, assumiu a diocese de Frederico Westphalen. Em 28 de março de 2007, o Papa Bento XVI o transferiu para a Diocese de Novo Hamburgo, assumindo em 29 de abril de 2007. Nos quinze anos que atuou em Novo Hamburgo, destacou-se pela promoção vocacional, pelo apoio incansável aos movimentos, pela construção da Casa de Retiros São Pio de Pietralcina, no Taimbé, em Lomba Grande e pela construção de uma nova cúria e residência episcopal, no bairro Primavera.

Em 2021, ao completar seus 75 anos de vida, como é de praxe na Igreja Católica, apresentou a sua renúncia ao Papa Francisco, que prontamente acolheu o pedido, mas pedindo que ficasse no cargo, até que se consiga a nomeação de um digno substituto. Após ser substituído por Dom João Francisco Salm, em janeiro de 2022, tornou-se administrador diocesano.

A 27 de março de 2022, com a posse do novo bispo, tornou-se bispo emérito, mas segue disposto a colaborar com as paróquias enquanto a saúde o permitir.

 

Confira mais fotos clicando na imagem:

Cidadão de NH 2022: Dom Zeno Hastenteufel

registrado em: