Documentário sobre a imigração alemã tem exibição na Câmara com plenário lotado

por Daniele Silva última modificação 05/09/2018 17h36
05/09/2018 – Mais de uma centena de pessoas lotaram o plenário Luiz Oswaldo Bender na noite desta terça-feira, dia 4, para assistir ao documentário “Für Immer – Gerações”. O Legislativo hamburguense foi palco da segunda exibição pública da obra, que estreou no dia 21 de agosto no Teatro Feevale. Produzido pelo Grupo Sinos, e com roteiro dos documentaristas Marcelo Collar e Moacir Fritzen, o filme conta a história de diversas famílias dos vales do Caí, Sinos e Paranhana, que relatam os ensinamentos de seus antepassados, como vivem atualmente e o que desejam deixar de herança para as próximas gerações.
Documentário sobre a imigração alemã tem exibição na Câmara com plenário lotado

Daniele Souza/CMNH

Uma das primeiras pessoas a chegar ao plenário foi Ivoni Noé. A professora aposentada, que tem participação em livros e já esteve na Alemanha para pesquisar a história da migração para o Brasil, relatou seu interesse por tudo que é produzido sobre o tema. Segunda geração de descendentes alemães, Brunilda Ramminger contou que a sessão na Câmara foi uma ótima oportunidade de assistir à obra. O que mais chamou a atenção, segundo ela, foi o nome Für Immer, que significa “para sempre”. José Carlos Cardoso e Teresinha Linden também vieram prestigiar a sessão. “Moro há décadas em Novo Hamburgo e sempre tive interesse em saber mais sobre a história daqueles que vieram para a nossa região”, contou Teresinha.

Na abertura, o presidente da Câmara, Felipe Kuhn Braun (PDT), agradeceu a presença de todos e colocou a Casa à disposição para a realização de outras sessões do filme, uma vez que as inscrições se esgotaram rapidamente. “Realizar esse tipo de ação é muito importante, pois é mais uma forma de aproximar o povo do Poder Legislativo.”

O coordenador do projeto, Jeison Rodrigues, ressaltou a felicidade dos produtores em ver o interesse da população pela história local e de seus ascendentes. Ele também agradeceu à Câmara pela realização do evento. “O Legislativo é um órgão importante na vida da cidade. Na medida em que abre espaço para a exibição de um documento histórico como esse, está cumprindo o seu papel e, mais do que isso, dando à comunidade a oportunidade de se ver na tela.”

Para Moacir Fritzen, a emoção do público demonstra o interesse em conhecer a cultura e preservar a história. A intenção, segundo o documentarista, é disponibilizar o material na internet, uma vez que o primeiro filme já alcançou a marca de 250 mil visualizações. O diretor, Marcelo Collar, lembrou que o documentário fala sobre imigração, sobre pessoas que vieram de um país em dificuldades para terem uma vida melhor em outras terras. “É algo que a gente vê muito hoje. Gostaria que esse filme ficasse como uma mensagem para que a gente entendesse esses movimentos de imigração, entendesse a dor dessas pessoas e fosse mais fraterno na hora de receber esses imigrantes em nosso país.”

Ficha técnica:

Duração: 46 minutos

Direção: Marcelo Collar

Roteiro: Marcelo Collar e Moacir Fritzen

Produção: Moacir Fritzen

Coordenação: Jeison Rodrigues

Idealização: Fernando A. Gusmão

Gênero: Documentário

Nacionalidade: Brasil

Ano de produção: 2018

Realização: Grupo Sinos

Sessão do Documentário Für Immer