Diretora pede apoio financeiro para as atividades do Centro Social Madre Regina

por Luís Francisco Caselani última modificação 29/05/2019 21h28
29/05/2019 – A Irmã Elisete Paulus, diretora do Centro Social Madre Regina, ocupou a tribuna durante a sessão desta quarta-feira, 29 de maio, para apresentar as atividades desenvolvidas pela entidade. Elisete destacou os trabalhos socioassistenciais voltados especialmente para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e pediu apoio da comunidade para reforçar o orçamento da entidade. A religiosa participou da sessão a convite do presidente da Câmara, Raul Cassel (MDB).
Diretora pede apoio financeiro para as atividades do Centro Social Madre Regina

Crédito: Tatiane Lopes/CMNH

Trabalhamos com educação, saúde e assistência social. Nosso objetivo é promover a proteção das pessoas em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes. Hoje, atendemos cerca de 100 crianças e adolescentes. Ao todo, foram 6.828 atividades executadas em 2018”, relatou Elisete, ladeada pelas crianças João Alberto Soares e Luiza Machado. A associação conta com 47 colaboradores, atendendo jovens de 6 a 15 anos, bem como seus familiares, em um trabalho direcionado para a prevenção à violação de direitos. O foco da atuação são os bairros Industrial, Liberdade e Santo Afonso.

Conforme a diretora, a instituição necessita itens como computadores, materiais didáticos e de escritório, reformas e de pintura do ginásio, salas e prédio administrativo. “Precisamos de coisas simples para realizarmos o trabalho no dia a dia”, pontuou. A Irmã lembrou que os cidadãos podem contribuir com doações, trabalho voluntário ou ferramentas como a Nota Fiscal Gaúcha e o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança), instrumento vinculado ao conselho municipal da área destinado à captação e aplicação de recursos em projetos executados por entidades públicas e não governamentais. “Através do Funcriança podemos manter alguns dos nossos trabalhos ativos. Estamos devidamente cadastrados e aptos a recebermos essas doações”, garantiu.

Raul Cassel lembrou que as doações podem ser realizadas a partir de destinações do Imposto de Renda. Ele pontuou que Novo Hamburgo tem capacidade para arrecadar R$ 40 milhões por esse mecanismo, mas não capta nem 10% do valor. “Temos que fazer um trabalho voltado para isso. Queremos fazer um projeto próximo ao que a Prefeitura de Porto Alegre está realizando. São entidades extremamente sérias e confiáveis”, frisou.

O vereador Enio Brizola (PT) comprometeu-se a direcionar emenda parlamentar para a instituição junto ao orçamento municipal para 2020. Elisete lembrou que o Centro Social trabalha para receber repasse de valor encaminhado por Felipe Kuhn Braun (PDT) para este ano. “Fizemos isso porque é um trabalho de extrema importância para os jovens daquela região”, explicou o vereador.

A instituição

O Centro Social Madre Regina é uma das unidades de assistência social mantidas pela Associação Congregação de Santa Catarina. A entidade iniciou suas atividades em janeiro de 2008. Os serviços contam com o apoio de colaboradores e voluntários, garantindo acesso a direitos, convívio e fortalecimento de vínculos a crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade. A instituição atendeu 534 cidadãos em 2018, por meio do desenvolvimento de atividades voltadas para a capacitação técnica, inclusão produtiva e a aproximação ao conceito de economia solidária. O Centro Social Madre Regina fica na avenida Pedro Adams Filho, 962, no bairro Industrial. O nome da entidade faz referência a Regina Protmann, religiosa que fundou no século XVI a Congregação das Irmãs de Santa Catarina.

registrado em: