Diretor interino da Comur fala sobre situação do Rotativo Digital

por Jaime Freitas última modificação 07/02/2023 00h56
06/02/2023 - O diretor-geral interino da Companhia Municipal de Urbanismo (Comur), Paulo Roberto Kopschina, participou da sessão plenária desta segunda-feira, 06, como convidado, conforme Requerimento nº 74/2023, de autoria de vários vereadores, para esclarecer dúvidas referentes ao novo estacionamento rotativo implantado em Novo Hamburgo. Chamado de “Rotativo Digital”, a iniciativa tem sido alvo de crítica de comerciantes e usuários.
Diretor interino da Comur fala sobre situação do Rotativo Digital

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

A prefeita Fátima Daudt indicou ao final de janeiro o nome de Paulo Kopschina ao Conselho de Administração da Comur, para ocupar o cargo de diretor-geral interino da autarquia. A indicação ocorreu devido às férias do titular, Maurício Saul, para que Kopschina pudesse ampliar um diálogo com o comércio e acompanhasse os ajustes no Rotativo Digital, sistema de estacionamento recém-implementado na cidade e que tem sido severamente criticado por entidades da classe comercial e pelo público em geral. Oriundo do setor do comércio varejista e da área central de Novo Hamburgo, o novo diretor-geral interino possui um bom entendimento da situação do segmento e do centro da cidade. Presidente do Conselho Deliberativo da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo. Kopschina foi diretor-geral do Detran RS e da Junta Comercial RS no governo de José Ivo Sartori.

No início de sua fala, o diretor apresentou números. “Hoje, já estão cadastrados no sistema do Rotativo Digital 19.351 clientes, sendo que, até o momento, pouco mais de nove mil usuários ainda não fizeram nenhuma movimentação, ou seja, estão cadastrados. Cabe destacar que o sistema anterior era vigente desde 1978, basicamente sem alterações, com pouca eficiência, falta de rotatividade, com históricos de ocupações o dia todo de algumas vagas”. Kopschina informou que os valores cobrados no antigo sistema estavam congelados desde 2001 e ressaltou que qualquer mudança provocaria impacto após mais de 20 anos sem reajuste e a prefeitura tinha conhecimento que haveria forte resistência nos novos valores estabelecidos.

Enio Brizola (PT) lembrou que os comerciantes do Centro de Novo Hamburgo foram, nos últimos anos, impactados por uma grande reforma no bairro, Covid e agora com o Rotativo Digital e precisam de mais atenção. Felipe Kuhn Braun (PP) ressaltou que ocorreram falhas na implantação do rotativo e alguns abusos de cobrança por parte dos fiscais para pessoas que não tiveram entendimento do uso do aplicativo. Gerson Peteffi (MDB) lembrou que, logo que iniciaram as polêmicas e assim que Kopschina assumiu o cargo na Comur, procurou-o a fim de buscar esclarecimentos e soluções. Gustavo Finck (PP) destacou a importância das entidades de classe lojista que buscaram alertar a prefeitura sobre os problemas que seus associados estão, ainda, enfrentando e não desistiram de buscar soluções a esses problemas. Finck também fez um registro dos problemas com as atualizações do aplicativo no horário comercial. Ito Luciano (PTB) parabenizou Kopschina por estar à frente na solução dos problemas já apresentados, mas declarou inconformidade com cobrança de qualquer multa nesta fase de implementação do novo sistema. Lourdes Valim (Republicanos) sugeriu uma diminuição no valor da tarifa pós-utilização da vaga. Raizer Ferreira (PSDB) reconheceu o empenho do diretor-geral interino na busca das soluções em tão pouco tempo de trabalho. Ricardo Ritter – Ica (PSDB) lembrou que os mais idosos é que estão enfrentando maiores dificuldades, pois muitos não querem usar celular ou possuem dispositivos mais antigos, não adequado ao aplicativo. Vladi Lourenço (PSDB), Cristiano Coller (PTB) e Fernandinho Lourenço (PDT) também fizeram destaques e deram sugestões à questão.

Kopschina, que estava acompanhado pelo diretor Administrativo-Financeiro da Comur, Joel Gross, e pelo advogado da autarquia, Fábio Tomasiak, sinalizou que, além de apreciar as sugestões dadas pelos vereadores, já entrarão em ação a partir dessa semana outras atividades complementares que serão executadas até o carnaval. Entre as mudanças estão: pontos de atendimento fixos dobrarão de dois para quatro, produção de folderes de orientação, ampliação e forte sinalização de pontos de venda de crédito, aumento do número de monitores de 15 para 21, após chamamento via concurso público, e troca da cor dos uniformes dos monitores para verde limão. A mudança mais significativa será na visualização das vagas de estacionamento. As vagas das zonas azuis e verdes serão identificadas com a respectiva cor. “O objetivo é pintar um retângulo no asfalto com o número e a tonalidade verde ou azul, que indicará a zona pertencente ao local. As placas que identificam as zonas azuis e verdes têm uma distância grande uma da outra. Portanto não dá pra colocar uma placa em cada vaga”, explica o diretor, que reforça que o intuito é reduzir ao máximo os impactos sentidos por conta desse novo processo em Novo Hamburgo, já usual em cidades vizinhas e outras tantas no Estado. Ele reforçou que a data limite para todas essas modificações é até o carnaval.

A Comur ainda negocia com a prefeitura a suspensão da cobrança das tarifas pós-utilização (TPU) pelo prazo de 30 dias e a concessão de cashback de 50% do valor do TPU pelo prazo de seis meses, que será creditado ao cidadão, desde que tenha o cadastro no aplicativo móvel. Kospchina também fez uma mea-culpa a respeito da desinformação que cercou a implantação do rotativo digital, que tem sido atacado por informações desencontradas e, algumas vezes, até falsas. “Muitos usuários reclamaram de que não havia tempo de tolerância. Isso é um equívoco. O período de cobrança só inicia após dez minutos de ocupação da vaga, antes disso, não é gerada nenhuma obrigação de pagamento”, relatou.

Paulo Kopschina participou recentemente do programa Domínio Público, da TV Câmara NH, onde também explicou as iniciativas que serão adotadas pela Comur para facilitar o uso do Rotativo Digital.