Diretor de Trânsito fala sobre obras no sistema viário municipal

por Jaime Freitas última modificação 29/06/2021 13h56
28/06/2021 - O diretor de Trânsito de Novo Hamburgo, Eliseu Carlos Raimundo, participou da sessão plenária desta segunda-feira, 28, para falar sobre os trabalhos que estão sendo realizados pela Diretoria de Trânsito, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários – SEMOPSU. Raimundo foi convocado pelo vereador Darlan Oliveira (PDT), via Requerimento nº 674/2021.
Diretor de Trânsito fala sobre obras no sistema viário municipal

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Especialista em Gestão e Normatização do Trânsito e Transporte, Eliseu Raimundo é mestrando em Segurança Profissional Cidadã pela UFRGS e professor do curso de Formação para Instrutor de Trânsito da Universidade Feevale. “Na primeira reunião de trabalho que tive com a prefeita Fátima Daudt, no dia em que fui nomeado, foi-me apresentada uma das situações mais polêmicas no trânsito de Novo Hamburgo nos últimos anos, que é a inclusão de mais um elemento viário em um eixo de rolamento de uma das vias com maior fluxo de trânsito da cidade, que é a Avenida Victor Hugo Kunz. Esse novo elemento foi a ciclofaixa, valorizando a bicicleta como modal de transporte”, disse o especialista. A implantação do novo elemento faz parte do Plano de Mobilidade Urbana, discutido pela comunidade hamburguense em 2019. A ciclofaixa foi demarcada de diferentes formas ao longo da via: dos dois lados da avenida; em apenas um dos lados; e também em um trecho no canteiro central. “Foi usada a geografia e as condições disponíveis. Foram feitas as adequações e os ajustes dentro das diferentes realidades de todo o percurso”, frisou.

Com a recente implantação da ciclofaixa na avenida, serão ligados semáforos, já instalados, para os ciclistas, o que não interferirá na configuração das sinaleiras para os demais veículos. E com o objetivo de melhorar a fluidez e a segurança de quem transita pela via, tanto de pedestres, ciclistas e condutores, a Diretoria de Trânsito também vem implantando alterações em relação às conversões e retornos. “Estamos realizando essas mudanças, priorizando a segurança de todos. Nosso objetivo é reduzir ao máximo a possibilidade de acidentes, em pontos de conflito da Victor Hugo Kunz.”, explica o diretor de Trânsito de Novo Hamburgo, Eliseu Raimundo.

Sobre diferentes tipos de solicitações à diretoria, de janeiro até o momento, foram protocolados mais de 500 pedidos. “Desses protocolos, já foram emitidas 361 ordens de serviço, ou seja, o trabalho foi ou está sendo executado”. Raimundo também destacou a autorização do Estado para o reforço na sinalização na Rua Bruno Werner Storck e a Avenida dos Municípios. “Após um grave acidente na Avenida dos Municípios, pedimos para fazer intervenções na via, autorizadas pelo Daer (autarquia estadual responsável pela gestão do transporte rodoviário no estado do Rio Grande do Sul), como redutores de velocidade, placas com limites de velocidade, alongamento do eixo central da avenida, aplicação de tachões, linhas de bordo, além de reforçar nossa própria sinalização na rua que dá acesso à rodovia”, informou. Na área central, junto ao shopping, foram criadas vagas para embarque e desembarque. Também foi feita uma rotatória no bairro Primavera.

Se nós percebemos o quanto temos de valor e o quanto temos de compromisso no trânsito, os conflitos poderiam ser diferentes ou nem existirem. Vemos imprudências, impaciência, e isso faz como que tenhamos dificuldades em nos manter dentro do regramento que está demarcado e sinalizado. E uma das coisas que fazemos para minimizar esses conflitos são as campanhas de educação e consciência no trânsito”. Raimundo falou que a campanha traz informações mais consistentes e constantes ao usuário e permite que ele adquira novos hábitos, o que, consequentemente, interfere positivamente na redução dos acidentes de trânsito, especialmente aqueles com sequelas – lesões e vítimas fatais. “O trânsito é o deslocamento de um ponto ao outro. Como vamos fazer para realizar esse deslocamento de forma segura? Os números no Brasil poderiam ser melhores. Tivemos redução, sim, mas, comparados a outros países, ainda estamos devendo a nós mesmos enquanto brasileiros. É nós que conduzimos o veículo, e não o contrário”, ressaltou, acrescentando que é fundamental respeitar as leis de trânsito.

Fala dos vereadores

Sabemos que na Administração há mais pedidos do que as condições para atendê-los, mas eu reforço que os pedidos de vereadores não são para satisfazer a vontade do parlamentar, mas de toda comunidade. Se um pedido é deixado de lado, quem perde são os cidadãos. Quero parabenizar a ti e tua equipe, pois sabemos que vocês estão dando o melhor para a solução dos problemas e nos desafios que o trânsito impõe em uma cidade como a nossa”, disse Felipe Kuhn Braun (PP).

É visível que, em tão pouco tempo que tu estás à frente da diretoria de Trânsito, muito já foi feito, melhorias que outros que ocuparam este mesmo cargo não fizeram, mesmo tendo permanecido no posto por anos. É com muita alegria que hoje vemos as ciclofaixas. Tanto ciclistas quanto condutores comentam a qualidade desse trabalho. Precisamos parabenizar o que é bem-feito”, relatou Fernando Lourenço (PDT).

Sabemos de vários gargalos no trânsito de Novo Hamburgo e buscamos também trabalhar para encontrar as soluções. Quero agradecer a ti e tua equipe pelo que vocês estão executando no município, pois sou testemunha ao ver o trabalho sendo executado nas ruas. Coloco meu gabinete à disposição para articular a aquisição de mais um equipamento de pintura de faixas, para otimizar esse trabalho”, destacou Gustavo Finck (PP).

Como usuário das vagas de deficiente, quero contribuir para a solução de uma dificuldade enfrentada, principalmente por cadeirantes. Alguns locais onde encontram-se essas vagas possuem um meio-fio muito alto, como é o caso da vaga na Praça do Imigrante. Ao colocar a cadeira de rodas na calçada, é preciso um esforço enorme para alcançá-la. Em carros mais baixos a porta não abre, ela bate no cordão da calçada. Peço que olhes essas vagas e veja se é possível fazer alguma intervenção, alguma melhoria que dê mais facilidade às pessoas com necessidades especiais”, solicitou Joel Gross (PSDB).

Quero dizer que a cidade começa a pagar uma dívida com a mobilidade urbana, ao instalar as ciclofaixas. No caso da Victor Hugo Kunz, que liga o Centro aos bairros, uma área plana, que tira carros da rua, diminui a poluição, gerando ganhos ambientais e de saúde imensos. Assim, não podemos recuar com essa iniciativa, mesmo com a opinião contrária de alguns”, ressaltou Enio Brizola (PT).

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