Diplomada 5ª Legislatura de vereadores mirins do Legislativo hamburguense

por Tatiane Souza última modificação 14/08/2025 16h58
13/08/2025 – Vinte e um jovens parlamentares, entre titulares e suplentes, da 5ª Legislatura do Projeto Vereador Mirim, foram diplomados pela Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul em solenidade realizada no início da sessão plenária desta quarta-feira, 13. “Hoje diplomamos aqueles que terão a oportunidade de viver o dia a dia desta Casa Legislativa, apresentar ideias, aprender sobre cidadania e, claro, nos ensinar também — porque nós, parlamentares, temos muito a aprender com a forma sincera e sonhadora com que vocês enxergam o mundo”, afirmou o presidente da Câmara de Novo Hamburgo, Cristiano Coller (PP), ao conduzir a cerimônia.
Diplomada 5ª Legislatura de vereadores mirins do Legislativo hamburguense

Foto: Daniele Souza/CMNH

Participaram da solenidade de diplomação do projeto Vereador Mirim o prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck; o secretário municipal de Educação, André Luis da Silva; Débora do Carmo Vicente, chefe da Seção de Programas Institucionais da Escola Judiciária Eleitoral Paulo Brossard de Souza Pinto, do TRE-RS; Jônatas Oliveira da Costa, servidor da mesma seção; Cláudia Pelição Camargo Bahia, servidora da seção; a coordenadora adjunta da 2ª Coordenadoria Regional de Educação, Adriana Coimbra, que representou a titular Ileane Bravo; Denise Quevedo Ribeiro Neumann, chefe do Cartório da 172ª Zona Eleitoral; Edson Luiz Marchi, servidor do cartório; e Luana Rebeca Beuren, servidora do cartório.

Autoridades destacam a importância do Projeto Vereador Mirim

Representando TRE-RS, Débora do Carmo Vicente destacou que a diplomação dos vereadores mirins é o coroamento de um processo iniciado em abril. “O futuro da democracia começa agora”, disse. A servidora destacou que assim como o Programa Lideranças do Futuro, que é estruturado em quatro pilares — Cidadania, Participação Feminina na Política, Segurança do Processo Eletrônico de Votação e Combate à Desinformação Eleitoralo Projeto Vereador Mirim busca preparar as novas gerações para serem protagonistas de uma sociedade mais justa, participativa e comprometida com os valores democráticos. Segundo Débora, a democracia “não é algo distante, mas um exercício diário que exige participação, diálogo, respeito e responsabilidade social”. A representante do TRE/RS concluiu dirigindo-se diretamente aos jovens parlamentares: “Vocês, vereadores e vereadoras mirins, representam o futuro. Mais do que eleitores, podem se tornar líderes. É preciso representar com ética, ouvir com o coração e pensar sempre no bem coletivo”, salientou. 

O secretário municipal de Educação, André Luis da Silva, destacou a relevância da participação juvenil no legislativo mirim. “São 21 jovens cheios de ideias, sonhos e com o compromisso de representar seus colegas e contribuir para o futuro da cidade”, afirmou. Para ele, o projeto é um “farol para a educação”, pois demonstra, na prática, que a democracia “não é uma palavra distante, mas algo que se constrói e se exercita no dia a dia”. O secretário ressaltou que, ao longo do processo, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender e aprofundar discussões sobre política, vivenciando integralmente o ciclo eleitoral. “Parabenizo todos os alunos que participaram do projeto”, disse. Dirigindo-se aos novos vereadores mirins, André reforçou a responsabilidade que eles assumem a partir da diplomação. “Vocês são a voz dos colegas e da comunidade, os olhos que enxergam as necessidades e o coração que pulsa por uma Novo Hamburgo melhor. A política é a arte de servir, de buscar o bem comum e de organizar a sociedade. Sejam bem-vindos à vida pública”, concluiu. 

O presidente da Câmara, Cristiano Coller (PP), destacou o orgulho em celebrar a participação e o compromisso da juventude hamburguense. Conforme o parlamentar, a política é, sim, um instrumento de transformação — e essa transformação, pode começar ainda na infância ou adolescência, dentro da sala de aula, no recreio ou na conversa com os amigos. “Cada uma dessas sete escolas abraçou com entusiasmo nossos jovens candidatos e eleitores, tornando o processo eleitoral um verdadeiro exercício de cidadania e responsabilidade. Quem tem a coragem de se candidatar e apresentar propostas já dá um passo gigante para mudar a realidade. Mesmo quem não foi eleito leva um aprendizado para toda a vida”, afirmou. Aos novos parlamentares mirins, o presidente deixou um incentivo: “Aproveitem cada minuto desta experiência. Tragam suas ideias, perguntem, questionem. Este plenário é de vocês também. Sejam a voz de seus colegas e o exemplo de que a juventude não é apenas o futuro — ela é o presente”. 

O prefeito Gustavo Finck destacou o quanto a experiência que teve como vereador o ajuda, hoje, na condução do Executivo. Ele parabenizou todas as escolas envolvidas, especialmente a Escola do Legislativo por tornar o projeto Vereador Mirim possível e exemplo para outros municípios. “Que vocês, crianças e adolescentes, aprendam a importância do Legislativo na construção da cidade. Possam dar suas sugestões e indicações para mudanças necessárias na cidade que vocês fazem parte”, salientou. Ele aproveitou o momento para reforçar o compromisso da gestão com a segurança e o bem-estar dos estudantes: “Estamos planejando investimentos significativos na segurança das escolas, garantindo tranquilidade aos pais e à rede escolar. Cabe ao poder público cuidar bem das nossas crianças”, afirmou. Finck concluiu parabenizando os vereadores mirins diplomados e destacando o legado que eles levam para suas escolas. “Que os nossos vereadores possam ser referência. Por vocês, seguiremos trabalhando para uma Novo Hamburgo cada vez melhor”, finalizou o chefe do Executivo. 

Entrega do Título de Vereador Mirim 2025 

O ato de compromisso dos vereadores mirins para assumir a vereança foi conduzido pelo prefeito, Gustavo Finck, pela servidora do TRE/RS, Débora do Carmo Vicente, e pelo secretário de educação, André Luis da Silva. 

Vereadores Mirins diplomados:

Machado de Assis – Alizêe Scherer Consul, Pedro Henrique Scherer Consul, Pietra Lima de Almeida
Colégio Feevale – Antônia Roza da Silva, Bianca Cardoso Corneli, Paloma Mendieta Schneider
Osvaldo Aranha – Bruno Oliveira da Fontoura, Laís Streit Roballo, Vinicius Maus dos Santos
Monteiro Lobato – Djonatan Kauê dos Santos, Isadora Cristiano Martins, Lucas Rodrigues da Cunha
Ayrton Senna – Gabriely Rodrigues Imhoff, Mayra Soares Correa, Richard Gabriel F. da Silva
Nilo Peçanha – Guilherme Lachnit Becker, Isabella Costa Cesarino, Samuel Messi Brenner Coller
João Goulart – Josué do Nascimento Filho, Luiza Lindenmeyer Pereira, Vitória Diniz Bandeira 

Vereadores manifestam aplauso ao processo democrático e de cidadania 

Alguns parlamentares também se manifestaram durante a solenidade, ressaltando a importância do projeto Vereador Mirim e o papel da Escola do Legislativo no sucesso da ação. Enio Brizola (PT) destacou que “a esperança em uma sociedade mais justa e igualitária passa pela educação, cidadania e fortalecimento da nossa jovem democracia em nossas instituições. A todos os meninos e meninas, hoje a maioria, que possamos construir pautas importantes para a nossa cidade”, desejou o parlamentar.

Professora Luciana Martins (PT) chamou o dia de “um dos mais felizes da Casa”, ressaltando que é fundamental que crianças e adolescentes vivam experiências de práticas democráticas e vivências que ajudam a formar conceitos de liberdade, solidariedade, coletividade e colaboração. A política só faz sentido quando torna a vida das pessoas em comunidade melhor”, afirmou.

Ricardo Ritter – Ica (MDB) saudou o exercício de cidadania que a Câmara realiza e elogiou a atuação da diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Hagen, a grande responsável pela condução do projeto. “Que devemos começar a mostrar aos jovens e crianças que a política faz parte e é necessária em nossas vidas. Que eles levem daqui grandes aprendizagens e façam no futuro grandes políticas para a cidade, o estado e o país”, falou.

Joelson de Araújo (Republicanos) parabenizou os mirins e suas famílias, assim como a tribuna de honra qualificada, com entendimento profundo sobre o processo eleitoral.

Já a vice-presidente Daia Hanich (MDB) aconselhou: “Sigam sendo voz ativa na escola e na comunidade, para que no futuro um vereador mirim possa se tornar um vereador atuante no município”, apontou.

Felipe Kuhn Braun (PSDB), autor do Projeto Vereador Mirim em 2017, ressaltou a importância do exercício da cidadania e da democracia e encorajou os jovens a apresentar propostas para a Câmara. “Estamos muito felizes em estar com vocês aqui hoje e, partir de agora, acompanhar os próximos passos na construção de importantes proposições para a cidade”, disse.

Deza Guerreiro (PP) destacou que o projeto incentiva cedo a cidadania, o protagonismo político e o compromisso com a cidade, e parabenizou os mirins pela coragem. Também elogiou a condução e o envolvimento dos servidores da Câmara na realização do Vereador Mirim. “Uma alegria imensa estar aqui e poder presenciar este momento tão especial que é a diplomação de vocês. É assim que se começa para termos depois políticos que possam fazer a diferença para a nossa cidade”, ressaltou.

Juliano Souto (PL) saudou a Escola do Legislativo por sempre buscar o engajamento dos vereadores. Em especial, parabenizou o presidente da Câmara, Cristiano Coller, o qual considera um dos principais idealizadores e incentivadores da ação. “A minha vida também começou dentro da escola, como presidente de grêmio estudantil e da sociedade literária”, lembrou.

Eliton Ávila (Podemos) enfatizou que o projeto oferece oportunidades únicas e é referência para outras Câmaras, e conclamou os jovens: “Sejam vocês a mudança que desejam no mundo, com boas ações e gestos para uma sociedade mais justa e humana”. 

Saiba mais sobre o Projeto Vereador Mirim

Conheça o Caderno do Vereador Mirim 2025  

Assista à Diplomação dos Vereadores Mirins 2025 na íntegra 

Confira o cronograma das próximas fases

Veja mais fotos da solenidade

Vereador Mirim 2025