Dia Mundial do Doador de Sangue: Hemovida promove ação solidária em Novo Hamburgo
A cada dois segundos, uma pessoa precisa de doação de sangue no mundo. Os voluntários ajudam a salvar vidas de indivíduos de todas as idades, vítimas de acidentes e queimaduras, pacientes que lutam contra o câncer, com anemia falciforme, que tenham passado por cirurgias, com doenças crônicas e, inclusive, que estejam com dengue hemorrágica.
A doação de sangue é um ato de solidariedade que salva vidas e fortalece a comunidade. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas ou receios. Os entrevistados explicam que ela acontece de forma rápida e segura. E que todos os tipos de sangue são necessários, especialmente os mais raros como O-.
Os entrevistados ressaltaram, durante o programa, quais os requisitos básicos para efetuar a doação, como estar em boas condições de saúde, pesar, no mínimo, 50 kg e ter entre 18 e 69 anos. Mulheres podem doar a cada quatro meses e homens a cada três. Jordana e Fitarelli ainda comentaram sobre os impeditivos permanentes e temporários para efetuar o processo, como doenças autoimunes, hepatites, tatuagens, vacinação, maquiagem definitiva e a ingesta de bebida alcoólica.
Ao longo desta semana, o Hemovida realizou uma ação beneficente na qual, a cada doação, foi destinada uma cesta básica para os desabrigados das enchentes. Para mais informações sobre requisitos, impedimentos, orientações e agendamentos de doações acesse os canais de comunicação do Hemovida nas redes sociais pelo @hemovidanh ou pelo telefone (51) 3581-5241.
Vitalidade
O Vitalidade é um programa sobre saúde, bem-estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes desde 2012. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.
Assista ao programa na íntegra:
*Texto de Josyane Cardozo, estagiária de jornalismo na Gerência de Comunicação da Câmara.