Definida Mesa Diretora do Projeto Vereador Mirim 2023

por Maíra Kiefer última modificação 05/10/2023 20h57
05/10/2023 – A escolha dos quatro jovens parlamentares que vão comandar a sessão do Vereador Mirim, programada para o dia 19 de outubro, ocorreu nesta quinta, 5, respeitando o rito de uma eleição oficial da Mesa Diretora. O processo de seleção de presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário teve duas chapas candidatas. Com 10 votos, o vencedor da disputa foi o grupo composto por Vítor Werle Moeller (EEEF Otávio Rosa), Lucas Rodrigues da Cunha (Emeb Monteiro Lobato), Thayná dos Reis de Oliveira (EEEF Otávio Rosa) e Thomas Jason da Cruz Rodrigues (Emeb Martha Wartenberg).
Definida Mesa Diretora do Projeto Vereador Mirim 2023

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

“Vou me esforçar ao máximo para ajudar a proposta dos outros vereadores a se tornar realidade”, disse o presidente eleito.

Conforme a diretora da Escola do Legislativo Vereador Sergio Luis Hanich, Maria Carolina Seitenfus Hagen, nas últimas semanas, os vereadores mirins encaminharam as proposições que eles pensaram e pesquisaram. Ela informou que as matérias estão ainda em processo de revisão, sob os cuidados da Diretora Legislativa Camila Kunz, do responsável pelo Setor de Apoio Legislativo, Artêmio Friedrich, e da responsável pelo setor de Secretaria e Atas, Simara Ceccato. Cada instituição de ensino foi incumbida de apresentar no mínimo duas e no máximo três sugestões de proposições legislativas.

Após a escolha da Mesa Diretora, foi realizado um ensaio inicial para mostrar como uma plenária se desenrola para os participantes se familiarizarem e perderem a vergonha de falar. “No dia 17, vai acontecer uma segunda preparação, já com as propostas que eles terão em mãos. E o dia 19 é o grande momento, no qual teremos convidados, comunidade escolar, familiares, Justiça Eleitoral e os vereadores aqui presentes", informou a diretora. 

Além de professores e representantes da Smed, a eleição da Mesa Diretora Mirim foi acompanhada pelo vereador Enio Brizola (PT), secretário da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (Coedu). “O projeto repercute muito bem, porque a meninada que passa pelo Vereador Mirim já sai com outra noção de cidadania, replicando o aprendizado para dentro das escolas, das relações deles. Percebemos que na pauta hoje da eleição da mesa, eles vem já articulados, estão pegando o gosto pela discussão política”, sinalizou o vereador.

O entusiasmo dos participantes é perceptível nas expressões e falas sobre a oportunidade. “É uma experiência incrível vir mais uma vez aqui e saber um pouco mais sobre como funcionam os trabalhos”, revelou Lucas, o vice-presidente da Mesa Diretora Mirim. 

Vereadores Mirins Eleitos e escolas que representam:

Emeb João Goulart

- Ana Luiza Sparremberger

- Dyovana da Rocha

- Eduarda Petry 

Instituto Seno Ludwig

- Guilherme Sander Alves

- Érik Cauã Andrade Correa

- Jade da Rocha Resch 

Emeb Machado De Assis

- Maria Antônia de Souza dos Santos

- Samuel Elizandro de Brito Corrêa

- Vinícius Bryan Moreira Pinheiro 

Eeef Otávio Rosa

- Vítor Werle Moeller

- Thayná dos Reis de Oliveira

- Lucas Mello de Oliveira 

Emeb Monteiro Lobato

- Lucas Rodrigues da Cunha

- Ryan Silveira da Silva

- Sarah Rosa 

Escola de Aplicação Feevale

- Piettro Almeida Storck

- Henrique Gomes dos Santos 

Emeb Martha Wartenberg

- Thomas Jason da Cruz Rodrigues

- Mateus da Silva Berft

- Alana Gabriela Severo Burgel