Deam e Rede Lilás promovem curso de defesa pessoal para mulheres

por Daniele Silva última modificação 18/03/2021 21h09
18/03/2021 – A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Novo Hamburgo (Deam), com apoio da Rede Integrada Laço Lilás, irá promover capacitação em defesa pessoal destinada a vítimas de violência de gênero. A ideia surgiu após veiculação de uma reportagem na imprensa local, na qual muitas cidadãs externaram o desejo em aprender técnicas de autodefesa. Como parte da programação do mês da mulher, a TV Câmara exibe algumas dicas que podem ser utilizadas para coibir possíveis agressões.
Deam e Rede Lilás promovem curso de defesa pessoal para mulheres

Foto: Daniele Souza/CMNH

Conforme a titular da Deam, Raquel Peixoto, desde o início da bandeira preta na região houve um grande aumento no número de registros de violência e se percebeu também maior gravidade dos casos. Por isso, acredita ser importante que elas possam se defender tanto na rua quanto na própria casa, onde acontece a maioria das ocorrências. O curso será ministrado por Cezar Nunes, instrutor e mestre em Hapkido, arte marcial coreana especializada em defesa pessoal, que atua desde 2008 no treinamento de agentes da Polícia Civil. As aulas serão realizadas na sede da Deam, assim que a pandemia permitir. Para a delegada, esse tipo de ação traz autoconfiança para mulheres em situação de vulnerabilidade, inclusive para denunciar seu agressor.

Servidora responsável pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara, Carolyne Anderson ressalta que, apesar de não poder realizar iniciativas presenciais neste momento, a Rede Lilás segue acolhendo as vítimas, que podem buscar atendimento por meio dos canais de comunicação. A Deam de Novo Hamburgo atende na rua Júlio de Castilhos, 806 – Centro ou pelos telefones 3584-5805 e 3584-5806. Já a Rede Lilás pode ser contatada pelo WhatsApp 3594-0560 ou pelo Instagram @rede_lilas. Denúncias anônimas também podem ser feitas pelo Ligue 180.

Assista ao vídeo com algumas técnicas de defesa pessoal: