Darwin Kremer é homenageado por seu trabalho em defesa dos direitos das pessoas com deficiência

por Tatiane Souza última modificação 23/08/2018 19h49
22/08/2018 – A Câmara Municipal de Novo Hamburgo prestou reconhecimento na tarde desta quarta-feira, 22 de agosto, à trajetória de luta e defesa travada pelo ex-vereador Darwin Kremer pelos direitos e pela autoestima das pessoas com deficiência. Aos 55 anos, o advogado e escritor acumula passagens pelo Poder Executivo e por entidades ligadas à área, além de ter presidido o Legislativo em 1999. A homenagem, proposta pelo vereador Enio Brizola (PT), também marca a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que segue até o dia 28.
Darwin Kremer é homenageado por seu trabalho em defesa dos direitos das pessoas com deficiência

Giovani Gafforelli/CMNH

Enio Brizola ressaltou que Novo Hamburgo foi pioneira na criação do Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania da Pessoa com Deficiência (CMPCD) e é um dos municípios do Estado com o maior número de leis para essa faixa da população. “Nesta semana especial, eu tenho a honra de propor essa justa e merecida homenagem, que vem por meio de todas as entidades que estão aqui, a esse homem, nosso sempre vereador, Darwin Kremer”, disse, pedindo uma salva de palmas a ele e sua esposa, Janaína. “Além de ser um cidadão ético, inspira as outras pessoas com a tua forma de conduzir os trabalhos de forma democrática e tecnicamente perfeita. Por isso, é uma justa e merecida homenagem. Que você venha inúmeras vezes aqui nesta Casa nos brindar com a sua presença. Vida longa a ti e as todas as entidades que estão aqui”, completou o vereador. 

Bianca de Moraes, da Adevis, e Maíra Klauck, da Afad-21, se manifestaram na sessão para falar sobre a importância da inclusão social das pessoas com deficiência para uma vida plena. Maíra abordou sua trajetória e perguntou o que a Casa Legislativa pode fazer para qualificar a vida dos deficientes. Bianca agradeceu pelo espaço na tribuna. “Muitos não nos veem ocupando esses espaços de poder e de ensino. Ela contou um pouco da sua história, que culminou com a perda da visão. A lutas de todas as instituições que estão aqui hoje são muito importantes, assim como as políticas públicas. Muitas vezes, querem nos encaixar em determinadas caixinhas, mas somos mais amplas. É preciso pensar em leis e inclusão social”, disse. 

O vereador Inspetor Luz (MDB) disse que falar no Darwin é uma honra. “Nunca ligou para as dificuldades físicas e financeiras pelas quais passou. Sempre muito dedicado, dinâmico, com uma visão sempre voltada para o social devido às empreitadas da vida”, destacou. O vereador falou sobre a importância das doações destinadas às associações desta área e sobre a preocupação que o homem público deve ter com elas. “Ninguém mais justo para receber essa homenagem. Fica aqui o agradecimento de toda nossa bancada – Gerson Peteffi, Sergio Hanich e Raul Cassel”, disse. Peteffi ainda acrescentou que o homenageado é um hábil jogador de pádel, sendo, inclusive, seu parceiro em alguns jogos. 

O presidente da Casa, Felipe Kuhn Braun (PDT), se referiu a Darwin como um amigo, parceiro, referência e exemplo. “Sabemos que Novo Hamburgo ainda peca quando o assunto é inclusão e acessibilidade. Não temos sinaleiras com sinais sonoros, calçadas adaptadas, piso tátil. Falta muito, temos um longo caminho a percorrer. Mas sabemos que, graças a você, conquistamos muitos direitos. Você, quando esteve aqui como parlamentar ou no Executivo lutou por melhores condições. Sempre retribuiu cada voto conquistado com muito trabalho”, disse Felipe, que também discursou em nome do Enfermeiro Vilmar, Gabriel Chassot e Fernando Lourenço. “Os problemas de saúde nunca foram algo que dificultou a sua vida. Você tem essa trajetória iluminada e ilumina aos demais que caminham junto contigo”, revelou o pedetista. 

Professor Issur Koch (PP) falou em seu nome, do colega Vladi Lourenço, vice-presidente do Legislativo, e da vereadora Patricia Beck. O vereador revelou que houve muito retrocesso no que poderia ter avançado em forma de lei. O parlamentar citou um projeto de sua autoria, que dispõe sobre a obrigatoriedade de brinquedos adaptados, e que recebeu veto do Executivo. Issur agradeceu também as entidades presentes no Plenário e que dedicam seu tempo às pessoas que necessitam de um olhar especial. "Agradeço por esse exemplo que és. Essa frase é tua: Hoje, não tem mais pergunta, mas a singela certeza de que o amor é base de tudo. A vida não é o que nossos limites fazem de nós. Mas o que nós fazemos dele. Parabéns, Darwin”, disse o vereador. “Esse é um dos papéis dessa Casa – trazer essa discussão para cá. Que cada um faça sua parte, não somente na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Ainda precisamos avançar quando o assunto é acessibilidade”, refletiu o parlamentar. 

Quadro de homenagem 

O vereador Enio Brizola entregou um quadro em homenagem a Darwin Frederico Kremer pelos relevantes serviços prestados à comunidade. “Esse quadro tem um pedacinho de cada um de vocês que lutam pela acessibilidade e inclusão social”, disse o homenageado. Ao usar a tribuna, ele apontou ainda que havia usado o espaço por muitas vezes durante seus mandatos. E que provavelmente, essa seria a última vez. “Sempre ouvi dizer que em função das minhas delimitações era um desafortunado, mas acredito no contrário”, revelou. Ele contou um pouco mais sobre suas lutas e destacou que não é com piedade e coitadismo que se faz uma luta a favor da inclusão social. “Ainda falta muito, mas há 20 anos faltava tudo. O Brasil começou a pensar muito tarde em acessibilidade e em inclusão. Há situações que não têm solução, mas para outras é preciso estudo, decisões e iniciativas”, defendeu Darwin. O homenageado mencionou as pequenas atitudes diárias que podem melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. “A acessibilidade arquitetônica é muito importante, mas a acessibilidade humana é ainda mais. Pior que não conseguir chegar é chegar e ser discriminado. Acredito que todos devem ter a oportunidade de crescer, ter uma vida feliz, plena e produtiva. Sabemos que sozinhos não podemos reformar o mundo, mas todo dia, um gesto de carinho, de gentileza, uma corrente de amor, pode ajudar e muito”, finalizou. 

 Histórico

Darwin Frederico Kremer nasceu em 17 de março de 1963 com má formação congênita nas pernas e em um dos braços – mais precisamente, agenesia dos membros inferiores e hipoplasia do antebraço e mão esquerdos. Em 1986, formou-se em direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), passando a atuar como advogado. Em 1988, elegeu-se vereador, mandato que renovou nas duas legislaturas seguintes. Chegou a ocupar a presidência da Casa em seu penúltimo ano como parlamentar, em 1999. Posteriormente, atuou também como procurador-geral do Município, coordenador legislativo da Câmara e foi coordenador de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência entre 2009 e 2016. 

Afora a vida política, foi vice-presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Novo Hamburgo (Adefi) e do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência. Autor de quatro livros, Kremer ministra hoje palestras sobre motivação e inclusão social, além de administrar o site www.segueemfrente.com.br. Casado, é pai de dois filhos.

registrado em: