Darlan Oliveira é eleito segundo-secretário
Coller entregou memorando abrindo mão do cargo na última quinta-feira, 2. Presidente do Legislativo ao longo do ano passado, ele pretende agora se dedicar inteiramente ao mandato. Nesta quarta, a Câmara deu início ao processo de eleição de seu substituto. Darlan Oliveira derrotou Lourdes Valim (Republicanos) com o apoio do próprio Cristiano Coller e dos também vereadores Gerson Peteffi (MDB), Ito Luciano (PTB), Raizer Ferreira (PSDB), Ricardo Ritter – Ica, Tita e Vladi Lourenço (PSDB). Ele assumiu o posto logo após a aprovação de seu nome.
O presidente da Câmara, Fernando Lourenço, que não teve direito a voto, recepcionou Darlan Oliveira e agradeceu o trabalho prestado por Coller não apenas no início do ano, mas também ao longo de 2022. O petebista, por sua vez, desejou êxito a seu sucessor e parabenizou a vereadora Lourdes Valim por ter colocado seu nome à disposição.
Já sentado junto à Mesa Diretora, Darlan agradeceu os votos recebidos e enalteceu seu respeito pelos colegas. “Tenho a missão de ajudar a fazer a gestão desta Casa Legislativa. Quero exercer uma secretaria com muito diálogo”, afirmou o parlamentar.
Mesa Diretora
A Mesa é o órgão diretivo da Câmara de Vereadores, a quem cabe sua administração e gestão financeira. Apenas seus integrantes podem propor a criação de cargos necessários ao bom andamento do Legislativo, bem como a fixação ou alteração de vencimentos e subsídios. Também é de sua responsabilidade a elaboração da proposta orçamentária da Câmara para o ano seguinte. A Mesa Diretora se reúne regimentalmente com os líderes de bancada todas as segundas-feiras, 30 minutos antes da sessão, a fim de deliberar sobre a Ordem do Dia das reuniões plenárias da semana e sobre assuntos gerais da Casa.