Darlan Oliveira é eleito segundo-secretário

por Luís Francisco Caselani última modificação 08/02/2023 18h41
08/02/2023 – A renúncia de Cristiano Coller (PTB) ao cargo de segundo-secretário da Mesa Diretora obrigou a Câmara a promover eleição para seu substituto na tarde desta quarta-feira, 8. Por 8 votos a 5, foi designado para a função o vereador Darlan Oliveira (PDT). Em seu primeiro mandato parlamentar, o pedetista fará sua estreia na composição da Mesa. Ele auxiliará o trabalho do presidente Fernando Lourenço (PDT), do vice Ricardo Ritter – Ica (PSDB) e da primeira-secretária Tita (PSDB).
Darlan Oliveira é eleito segundo-secretário

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Coller entregou memorando abrindo mão do cargo na última quinta-feira, 2. Presidente do Legislativo ao longo do ano passado, ele pretende agora se dedicar inteiramente ao mandato. Nesta quarta, a Câmara deu início ao processo de eleição de seu substituto. Darlan Oliveira derrotou Lourdes Valim (Republicanos) com o apoio do próprio Cristiano Coller e dos também vereadores Gerson Peteffi (MDB), Ito Luciano (PTB), Raizer Ferreira (PSDB), Ricardo Ritter – Ica, Tita e Vladi Lourenço (PSDB). Ele assumiu o posto logo após a aprovação de seu nome.

O presidente da Câmara, Fernando Lourenço, que não teve direito a voto, recepcionou Darlan Oliveira e agradeceu o trabalho prestado por Coller não apenas no início do ano, mas também ao longo de 2022. O petebista, por sua vez, desejou êxito a seu sucessor e parabenizou a vereadora Lourdes Valim por ter colocado seu nome à disposição.

Já sentado junto à Mesa Diretora, Darlan agradeceu os votos recebidos e enalteceu seu respeito pelos colegas. “Tenho a missão de ajudar a fazer a gestão desta Casa Legislativa. Quero exercer uma secretaria com muito diálogo”, afirmou o parlamentar.

Mesa Diretora

A Mesa é o órgão diretivo da Câmara de Vereadores, a quem cabe sua administração e gestão financeira. Apenas seus integrantes podem propor a criação de cargos necessários ao bom andamento do Legislativo, bem como a fixação ou alteração de vencimentos e subsídios. Também é de sua responsabilidade a elaboração da proposta orçamentária da Câmara para o ano seguinte. A Mesa Diretora se reúne regimentalmente com os líderes de bancada todas as segundas-feiras, 30 minutos antes da sessão, a fim de deliberar sobre a Ordem do Dia das reuniões plenárias da semana e sobre assuntos gerais da Casa.