Cosde pede informações à FSNH sobre atendimento a gestantes
Relator da Cosde, Vladi Lourenço (PSDB) disse que a comissão encaminhará ofício pedindo informações à Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH). O presidente Raizer garantiu que, após o recebimento dos dados, a Câmara dará retorno à cidadã. O objetivo dos vereadores é ajudar, no que for possível, a melhorar as condições de atendimento no local. A comissão é ainda composta pela vereadora Semilda – Tita (PSDB), que secretaria o colegiado.
Referência para 21 municípios da região em partos de alto risco, como hospital de conceito porta aberta, o Centro Obstétrico do Hospital Municipal de Novo Hamburgo realiza uma média de seis partos por dia. A unidade tem 20 leitos de UTI Neonatal – sendo dez de cuidados intensivos, um deles de isolamento, e outros dez de cuidados intermediários.
Raizer Ferreira informou ainda que ele e a vereadora Tita foram demandados nos últimos finais de semana sobre os atendimentos nas UPAs Canudos e Centro, o que também motivou encaminhamento de outro ofício pedindo esclarecimentos à fundação.
O que são as comissões?
A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Comissão de Saúde se reúne às segundas-feiras na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.