Consepro de Dois Irmãos apresenta trabalho de educação para o trânsito

por Luís Francisco Caselani última modificação 08/05/2023 23h20
08/05/2023 – Há quase dois anos, o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Dois Irmãos tem direcionado sua atuação nas redes sociais para alertar motoristas sobre cuidados necessários para uma direção segura. Desde dezembro, a entidade também intensificou suas ações com a criação da Escola de Trânsito, projeto educacional voltado para crianças de 2º e 3º ano do ensino fundamental. Aproveitando o Maio Amarelo, mês dedicado a essa temática, a Câmara de Novo Hamburgo recebeu na sessão desta segunda-feira, 8, o presidente do conselho, Carlos Alberto Klein. Convidado pelo vereador Vladi Lourenço (PSDB), ele destacou o trabalho realizado na cidade vizinha para reduzir acidentes e salvar vidas.
Consepro de Dois Irmãos apresenta trabalho de educação para o trânsito

Foto: Moris Mozart Musskopf/CMNH

No início de sua fala, o intérprete da personagem Herta Klein destacou a importância de os municípios da região e seus respectivos conselhos se unirem em torno do tema. “Precisamos fortalecer essas campanhas e aproximar as entidades para um trânsito mais seguro”, opinou.

O destaque de seu pronunciamento, no entanto, foi a implantação da Escola de Trânsito. Inaugurada em dezembro do ano passado, a iniciativa consiste em educar crianças de maneira lúdica. Com o apoio do poder público, sindicato patronal e cooperativa de crédito, o conselho viabilizou a construção de uma pista no Complexo Esportivo Norberto Emílio Rübenich para simulação de trânsito, reproduzindo cenários da própria cidade de Dois Irmãos. Nela, alunos de ensino fundamental conduzem carrinhos elétricos enquanto aprendem sobre cuidados necessários no trânsito. Ao final, recebem uma carteira de motorista mirim.

O caminho é levar a educação à escola. Ensinar as crianças é o futuro e o presente, pois elas ensinam aos adultos as boas maneiras”, frisou Klein. Após sua exposição, alguns vereadores pediram a palavra para elogiar a iniciativa e sugerir que ela seja replicada em Novo Hamburgo. “O trânsito no Brasil é um dos mais violentos do mundo. Precisamos avançar muito na educação de nossos motoristas”, enfatizou Felipe Kuhn Braun (PP), presidente da Comissão de Educação da Câmara.

No ano passado, o diretor de Trânsito de Novo Hamburgo, Eliseu Raimundo, concedeu entrevista ao programa Vitalidade sobre a campanha Maio Amarelo. Confira a produção da TV Câmara:

registrado em: