Conquista histórica: Escola do Legislativo de Novo Hamburgo é selecionada para evento internacional na ONU
A Escola do Legislativo de Novo Hamburgo será representada pela sua diretora, a servidora Maria Carolina Seitenfus Hagen. Ela destaca que o Saeg proporciona um espaço de negociações entre as escolas de Governo do Brasil e a comunidade internacional, compartilhando boas práticas e promovendo a cooperação em busca de uma gestão pública mais eficiente.
A edição 2023 do evento promove, ainda, um espaço de negociações para acordos entre escolas de governo do Brasil junto à comunidade internacional. Isso se dará por meio de duas mostras de relatos de experiência, nas quais as organizações devem apresentar problemas públicos que necessitam de cooperação a ser recebida e cases de problemas públicos resolvidos que podem oferecer cooperação a ser prestada.
A Câmara leva para o debate o descarte irregular de resíduos sólidos, considerado um dos maiores problemas ambientais enfrentados pelo Município. A servidora explica que os vereadores são constantemente demandados pela comunidade para apontarem soluções relativas à questão, seja por meio da criação de leis específicas ou da fiscalização perante os órgãos competentes. “É fundamental criar e implementar um projeto contínuo de educação socioambiental, envolvendo os parlamentares e as comunidades de Novo Hamburgo, com foco na gestão de resíduos sólidos.”
A redução dos materiais descartados irregularmente, defende Maria Carolina, evita problemas como alagamentos, inundações, poluição, desperdício de recursos públicos, desvalorização de imóveis, obstrução de vias públicas e prejuízos à saúde da população. “Atualmente, mais de 1.500m³ de resíduos irregulares são coletados nas ruas. O objetivo a ser atingido com a implementação do Projeto de Educação Ambiental é uma redução de pelo menos 50% nos descartes irregulares. Também existe a expectativa de aumentar o recebimento nos ecopontos onde mais de 1000m³ de dejetos são alocados mensalmente”, detalha.
O trabalho de coleta, triagem e gerenciamento de resíduos sólidos para reciclagem e reaproveitamento desenvolvido pela Cooperativa Univale também será apresentado durante o painel. “Os produtos reaproveitados são comercializados, promovendo um ciclo mais sustentável de reciclagem e reutilização de recursos. Ao mesmo tempo, promove a conscientização da comunidade sobre a importância do reaproveitamento de materiais para preservar o meio ambiente”, enumera a servidora.
O evento é promovido pela Agência Brasileira de Cooperação das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE), pela Associação Brasileira das Escolas de Legislativo e de Contas (Abel), pelo Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB).
“A participação da Escola do Legislativo na 6ª Saeg possibilitará que a Câmara Municipal possa contribuir de forma significativa para a implementação do ODS 11 – Cidades e Comunidades sustentáveis – na cidade de Novo Hamburgo”, encerra Maria Carolina.