Conquista de alunas da Liberato na maior feira pré-universitária de ciência do mundo recebe aplausos do Parlamento

por Maíra Kiefer última modificação 30/05/2023 00h47
29/05/2023 – O reconhecimento internacional de uma pesquisa na área de engenharia ambiental, desenvolvida na Fundação Liberato, rendeu às estudantes gaúchas Helena Moschetta e Manuela Machado o prêmio da China Association for Science and Technology (Cast). A conquista das alunas do curso técnico em Química foi alcançada durante a International Science and Engineering Fair (Regeneron ISEF), realizada em Dallas, no estado norte-americano do Texas, entre os dias 13 e 19 de maio. Elas arremataram 1,2 mil dólares de um total de US$ 9 milhões em premiações direcionadas a finalistas em diversas categorias. O feito das jovens de 19 anos na maior feira pré-universitária de ciência do mundo recebeu aplausos da Câmara de Novo Hamburgo por meio de iniciativa do vereador Ito Luciano (PTB).
Conquista de alunas da Liberato na maior feira pré-universitária de ciência do mundo recebe aplausos do Parlamento

Foto: Daniele Souza/CMNH

Aprovada por unanimidade durante a sessão plenária desta segunda-feira, 29, a Moção n° 29/2023 destaca o trabalho das agraciadas, que se qualificaram para a disputa nos Estados Unidos após participação na última Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). Das seis pesquisas brasileiras reconhecidas na Regeneron ISEF, quatro delas obtiveram credenciamento na feira hamburguense.

As estudantes da Liberato, orientadas pela professora Schana da Silva, buscaram um material para absorver líquidos apolares – óleos e gorduras – com alta eficiência para o tratamento da água. Associada a membrana inorgânica nanoporosa, a alternativa encontrada foi a utilização do grafeno, opção ambientalmente amigável, atingindo os objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). O material sugerido é composto de átomos de carbono, sendo considerado resistente e o mais fino e condutor do mundo, o que o torna promissor em vários campos. Nos últimos anos, o composto tem sido estudado como alternativa para dessalinização e retirada de metais pesados.

Além das duas estudantes, a delegação brasileira tinha ainda outros 23 estudantes de ensino médio e técnico de todo o país. Eles apresentaram 18 projetos de pesquisa, seis deles selecionados a partir da Mostratec e 12 credenciados na Febrace, em São Paulo.

Regeneron ISEF

Nesta edição, a Regeneron ISEF voltou a ser realizada de forma presencial, reunindo 1.638 projetos de 64 países. As premiações foram divididas em duas modalidades: Grand Awards Ceremony (distribuídos pela organização da feira) e Special Awards Ceremony (entregues por 50 instituições parceiras). A China Association for Science and Technology, maior organização de cientistas e tecnólogos chineses, está entre as entidades que apoiaram os projetos inscritos na feira norte-americana. Os prêmios concedidos pela instituição asiática são atribuídos aos projetos que melhor refletem a originalidade e inovação do trabalho dos alunos em todas as disciplinas científicas.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

registrado em: