Comunidades terapêuticas completam 55 anos e são tema da tribuna popular

por Tatiane Souza última modificação 22/03/2023 20h18
22/03/2023 – O presidente das Comunidades Terapêuticas do Rio Grande do Sul, Roque Serpa, utilizou a tribuna popular na sessão desta quarta-feira, 22, para falar sobre a comemoração dos 55 anos dessas entidades no Brasil. Ele aproveitou o momento para trazer mais informações sobre o lançamento da frente parlamentar em apoio às comunidades terapêuticas no estado.
Comunidades terapêuticas completam 55 anos e são tema da tribuna popular

Foto: Daniele Souza/CMNH

Serpa convidou os parlamentares para a celebração de aniversário que será realizada na Assembleia Legislativa, a partir das 14h, no auditório Dante Barone. “Serão depoimentos e a presença de grupos de diversas regiões do Rio Grande do Sul. Realmente um momento especial que deve lotar o local porque marca os 55 anos da nossa trajetória e história”, disse. Ele afirmou que instantes antes, a partir das 13h, deve acontecer a criação da frente parlamentar, como um ato de coroação e reconhecimento ao trabalho prestado pelas comunidades terapêuticas. “No Brasil, são três mil comunidades que atendem mais de 100 mil pessoas. Aqui no estado, 234 e um total de 7.200 acolhidos, entre homens, mulheres, adolescentes e mães e seus bebês que recebem cuidados até serem reinseridos na sociedade”, apontou. 

Roque Serpa também enfatizou a importância da conquista da segurança jurídica e a construção de federações. “É apoio e suporte para este público que vive às margens das políticas públicas, marginalizados. Estamos lutando também por uma política de estado sobre drogas”, considerou. 

Tribuna Popular

Durante as sessões ordinárias, pessoas previamente inscritas também têm direito à fala, por meio do expediente da Tribuna Popular. As inscrições devem ser realizadas junto à Secretaria da Câmara, no terceiro andar do Palácio 5 de Abril, a partir do preenchimento de uma solicitação. As datas serão estabelecidas conforme disponibilidade de agenda.