Comunidade da Emef Washington Luiz pede nova área coberta para a escola

por Luís Francisco Caselani última modificação 26/02/2019 20h00
26/02/2019 – Professores e pais de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Washington Luiz, do bairro Lomba Grande, acompanharam a diretora Sabrina do Rosário em uma reunião com a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Câmara (Coedu) na tarde de segunda-feira, 25 de fevereiro. O grupo expôs a necessidade de reforma de uma área coberta localizada na entrada da escola e que servia como espaço de acolhimento e refeitório. Em razão de sua precariedade, a estrutura teria sido interditada pela Secretaria de Educação (Smed) após vistoria de um engenheiro civil da Prefeitura.
Comunidade da Emef Washington Luiz pede nova área coberta para a escola

Foto: Anderson Huber/CMNH | Foto abaixo: Daniele Souza/CMNH

Já vínhamos conversando com a Smed sobre a necessidade de melhorias na escola. Agora o espaço de acolhimento de alunos e da comunidade foi interditado. Perguntei o que seria feito, mas a secretária (Maristela Guasselli) disse que não haveria recursos previstos para 2019. Mas esse é um ambiente essencial da nossa escola”, destacou Sabrina. A professora Jaqueline Fisch lembrou que as alternativas à área não são muito viáveis. “Seria complicado destinar uma sala de aula para transformar em refeitório”, completou.

O secretário da Coedu, Nor Boeno (PT), lamentou que os parlamentares não tenham sido procurados antes da aprovação da Lei Orçamentária Anual, quando eles poderiam ter auxiliado a partir da destinação de verbas para a Associação de Pais e Mestres da instituição. Os presentes lembraram, contudo, que a notificação sobre a interdição do espaço ocorreu em meados de dezembro, após o momento de votação do projeto de lei. Nor sugeriu que a secretária Maristela seja convocada para uma reunião intermediada pela Coedu. O presidente da comissão, Felipe Kuhn Braun (PDT), também acrescentou que seja encaminhada ata do encontro para a Smed. A nova reunião deve ser acertada para março.

Iniciação científica

Única escola municipal a receber o Prêmio Cientista Júnior em 2018, concedido pela Câmara às quatro pesquisas com melhor avaliação entre as escolas hamburguenses na Mostratec Júnior, os representantes da Emef Washington Luiz aproveitaram o encontro para expor um desejo dos alunos agraciados. Como a Resolução nº 12/2017 prevê financiamento para a apresentação do projeto em outra feira nacional apenas para dois estudantes e um professor-orientador, o grupo formado por quatro crianças busca recursos para viabilizar a participação de todos.

Felipe Kuhn Braun e Nor Boeno recomendaram que as orientadoras da pesquisa, a professora Jaqueline e a diretora Sabrina, tragam os estudantes a uma sessão da Câmara para que apresentem o estudo e disponibilizem formas de contato para quem puder ajudar. Elas calculam que o investimento com credenciamento, passagens e hospedagem gire em torno de R$ 2 mil por aluno. O projeto fará parte da Expo Nacional Milset Brasil, que será realizada em Fortaleza no mês de maio.

O projeto

Partindo da premissa de que o saneamento básico deve ser igual para todos, Enzo da Silva, Gustavo Matana, Julia Haack e Pedro Linck da Silva, estudantes do 5º ano da Emef Washington Luiz, promoveram uma pesquisa traçando um panorama sobre as estruturas disponibilizadas em diferentes áreas da cidade. Através de conversas com moradores e profissionais, registros fotográficos, pesquisas e leituras, o grupo chegou à conclusão de que a zona urbana possui mais recursos e melhor infraestrutura, enquanto, na zona rural, as pessoas buscam estratégias alternativas, procurando melhoria da qualidade de vida.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Coedu se reúne às segundas-feiras, a partir das 15 horas, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.