Comitesinos encerra atividades de 2018 em Sapiranga

por Jaime Freitas última modificação 21/12/2018 11h57
07/12/2018 – Na tarde desta quinta-feira, 6 de dezembro, o vereador Sergio Hanich (MDB) participou da sétima reunião ordinária de 2018 do Comitê de Preservação, Gerenciamento e Pesquisa da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos). A atividade aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Sapiranga e contou com a presença da prefeita do município, Corinha Molling. Entre outros temas, o colegiado debateu o calendário de plenárias que ocorrerão no ano de 2019.
Comitesinos encerra atividades de 2018 em Sapiranga

Foto: Jaime Freitas/CMNH

novo logo comitesinosNa oportunidade, foi discutida a prestação de contas do convênio de manutenção do comitê, aprovada por unanimidade pelos presentes. Os participantes também puderam conhecer em primeira mão o novo logo do grupo, proposta desenvolvida para modernizar a identidade e marcar o aniversário de 30 anos da instituição. A ideia, de acordo com os criadores do novo desenho, é reforçar a marca do Comitesinos, destacando sua importância enquanto instituição que une esforços na luta pela água, ampliando horizontes para maior reconhecimento de seus públicos.

Ao final do encontro, a equipe da Secretaria de Agricultura de Sapiranga fez uma apresentação da Unidade de Conservação do Morro Ferrabraz. Em 2016, buscando ampliar a proteção à chamada Área de Relevante Interesse Ecológico do Morro Ferrabraz, com 5.876 hectares, foi criada a Lei Municipal nº 5.900/2016. O Ferrabraz, cartão-postal de Sapiranga que se ergue sobre o município, é formado por rochas de origem vulcânica e sedimentar, e sua altitude chega a 779 metros.

 

Serjão retrato 2

O vereador Serjão é membro eleito da instituição na gestão 2018-2020, representante da Câmara Municipal de Novo Hamburgo na instância máxima que gerencia a bacia hidrográfica de um dos rios mais importantes do Rio Grande do Sul, o Rio dos Sinos. Os encontros mensais, abertos à comunidade, contam com a participação de usuários da água, representantes da população da bacia, órgãos da administração direta estadual e federal e demais parceiros, com o objetivo de avançar nas questões relacionadas à bacia do Rio dos Sinos e propor, ainda, sugestões e espaço para apresentação de trabalhos que possam contribuir às atividades pensadas para a sustentabilidade do Sinos. 

Comitesinos

O principal objetivo do Comitesinos é formar um espaço político de negociação entre usuários para firmar acordos que resultem em “assegurar água para todos durante o tempo todo”, além de conscientizar sobre questões relacionadas à água. A instituição tem como base a Lei Estadual nº 10.350/1994, em seus Artigos 13 e 14, com complementação de informação no Artigo 15. 

registrado em: