Comitesinos debate soluções para alagamentos na Bacia do Rio dos Sinos

por giovani-gafforelli — última modificação 26/07/2018 19h51
26/06/2018 - Após nova reunião do Comitesinos, nesta quinta-feira (26), a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), apresentou às entidades membros do Comitê e à comunidade os possíveis cenários para a mitigação dos impactos das cheias na bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. O evento aconteceu na Unisinos e contou com a presença do vereador Sérgio Hanich (MDB), representante do município de Novo Hamburgo.
Comitesinos debate soluções para alagamentos na Bacia do Rio dos Sinos

Foto: Giovani Gafforelli/CMNH

O mapeamento elaborado pela Metroplan sugere mudanças estruturais e não estruturais da planície de inundação ao longo da bacia – composta por 32 municípios. Para o vereador Serjão, para a próxima reunião do Comitesinos a expectativa é de que o estudo envolvendo Novo Hamburgo já esteja melhorado, para analisar as possíveis soluções. “Posso dizer que as soluções que apontaram hoje deram diretrizes pra que a gente possa aperfeiçoar esse estudo da Metroplan e também da Fepam, e com a importante intervenção do Ministério Público” afirmou.

Uma das soluções apontadas no estudo, para evitar as cheias, é a utilização de diques para barrar a água, mas Serjão revela que o custo de manutenção é muito alto “a construção de diques, como proposto, traz aos municípios um grande custo de manutenção, as cidades não tem como comportar hoje estes custos, então por isso a opção de reforçar o estudo para ver a viabilidade de outras soluções mais eficientes” revela.