Comitesinos debate presença de plástico nas águas do Rio dos Sinos e implantação de estação de esgoto em NH

por giovani-gafforelli — última modificação 12/11/2018 21h22
09/11/2018 – O professor Uwe Schulz apresentou nesta quinta-feira (8), durante a sexta reunião ordinária do Comitesinos no ano, um estudo sobre a presença de microplásticos nas águas da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. O encontro, realizado na Unisinos, discutiu também a nova Estação de Tratamento de Esgoto de Novo Hamburgo e marcou a posse dos representantes das entidades eleitas em segunda chamada para compor o colegiado do Comitê. O encontro aconteceu na Unisinos. Participaram da atividade autoridades da região, entre elas o vereador Sergio Hanich (MDB), representante do Legislativo hamburguense no órgão.
Comitesinos debate presença de plástico nas águas do Rio dos Sinos e implantação de estação de esgoto em NH

Foto: Giovani Gafforelli/CMNH

Conforme o professor Schulz, os resíduos descartados incorretamente podem fazer com que o ser humano esteja ingerindo plástico, por meio da água e do consumo de peixes. O lixo acumulado em ruas é levado através do esgotamento sanitário para ser despejado no rio. O estudo ainda mostrou que animais que comem os microplásticos ficam com o comportamento alterado a partir do momento em que esse material atinge o sistema nervoso, por exemplo.

O vereador Sergio Hanich discorreu sobre a importância da discussão e sobre como a população de Novo Hamburgo pode ajudar no sentido de encontrar uma solução para o problema. O parlamentar afirmou que a responsabilidade não é apenas de quem produz ou utiliza o plástico. Segundo Serjão, quem precisa ser cobrado com seriedade são as pessoas irresponsáveis. “O que me deixa indignado é que ninguém dá o destino correto, independente se é plástico ou outro resíduo. Se a população desse o destino correto para o lixo, não teríamos a poluição atual no Rio dos Sinos”, opinou.

registrado em: