Comissão parlamentar pleiteará melhores condições de trabalho para funcionários em atendimento a pacientes com Covid-19
O documento também deve contemplar um pedido de maior cuidado quanto à exposição de agentes comunitários de saúde, que mantêm suas rotinas de visitas domiciliares, e solicitará informações sobre a estruturação da rede de atendimento à Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Novo Hamburgo. “Sabemos que pacientes estão sendo transferidos para Porto Alegre por não haver leitos de UTI disponíveis na cidade. Estamos preocupados e queremos saber qual alternativa Novo Hamburgo encontrará, porque, se tivermos superlotação nos hospitais da Capital, podemos ter negada a referência dos nossos pacientes para lá. A cidade precisa se organizar com leitos de UTI para atender a demanda, que, infelizmente, temos observado que aumentou com a chegada do frio”, pontuou Patricia.
Até a noite de domingo, 26, a Prefeitura de Novo Hamburgo registrava quatro óbitos de moradores da cidade em decorrência da doença, além de outros 130 casos confirmados. A reunião da comissão foi presidida pelo vereador Enio Brizola (PT) e contou com as participações de Felipe Kuhn Braun (PP) e Raul Cassel (MDB).
Comissões especiais
Previstas pelo Artigo 77 do Regimento Interno da Câmara, as comissões especiais do Legislativo hamburguense são constituídas para analisar matérias de relevância, podendo encaminhar a convocação de secretários municipais e diretores de autarquias, bem como promover audiência pública. Os grupos são compostos por, no mínimo, três membros, observando, sempre que possível, a proporcionalidade partidária. Com prazo determinado de encerramento, as comissões especiais são concluídas com a apresentação de relatório ou projetos de lei, resolução ou decreto legislativo.