Comissão media diálogo com o Executivo por cedência de espaço para a Associação Cultural Kephas
Rosário afirmou que o pedido de cedência de espaço foi formalizado em maio de 2018. Reunião posterior no gabinete da prefeita teria anunciado a disponibilidade de um imóvel, situado na rua Bernardo Dejalmo Ludwig, 190, no bairro Diehl. O prédio, contudo, acabou sendo encaminhado à Academia Literária do Vale do Rio do Sinos (Alvales). Conforme Baum, a decisão foi tomada após recuo da ACK no interesse pelo imóvel.
O presidente da entidade argumentou que não foi chamado para discutir eventual desistência. De acordo com Rosário, as pessoas que renunciaram ao pleito já estavam afastadas da diretoria, e não poderiam responder pela ACK. “O representante legal da associação sou eu. É frágil argumentar que a entidade esteve lá e recusou, porque os referidos membros já não pertenciam mais à diretoria, da qual pediram para sair em março de 2018”, pontuou Rosário.
A Coedu, composta ainda por Felipe Kuhn Braun (PDT), que não pôde acompanhar a reunião, pedirá cópia da ata do encontro na Prefeitura para certificar quem compareceu em nome da ACK. Os parlamentares também solicitaram à associação o envio de documento que comprove a data de saída dos antigos integrantes da diretoria. De qualquer forma, Baum recomendou o protocolo de novo pedido. “Se você tiverem interesse em um espaço, podemos ver quanto a outro local”, finalizou.
O que são as comissões?
A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Coedu se reúne às segundas-feiras, a partir das 15h, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.