Comissão especial debate situação da Avenida dos Municípios com secretário de Logística e Transporte do RS
O trânsito na Avenida dos Municípios, uma rodovia estadual que liga as cidades de Novo Hamburgo e Campo Bom, tem trazido preocupações ao parlamento hamburguense. Desde que a ponte que liga os trechos de Novo Hamburgo e Campo Bom foi liberada, em novembro de 2019, houve um forte aumento no fluxo e na velocidade de veículos que utilizam a via para deslocamento para cidades da região. E os acidentes têm se multiplicado, inclusive com mortes. E a comissão procurou o secretário Juvir Costella para buscar soluções que mitiguem danos e diminuam a insegurança para os usuários da via, principalmente no trecho dentro de Novo Hamburgo.
“A ponte da Avenida dos Municípios foi inaugurada em 2019, e em um pequeno trajeto, de pouco mais de três quilômetros dentro de Novo Hamburgo, já ocorreram diversas mortes. Então, temos de nos preocupar, precisamos melhorar essa situação e darmos melhores condições de trafegabilidade para a região”, declarou Ricardo Ritter – Ica, que preside a comissão especial.
O secretário Juvir Costella comentou que, ainda na época da inauguração da ponte, foi recomendada ao Executivo da cidade a municipalização do trecho em Novo Hamburgo, como já é em Campo Bom. "Municipalizado, o percurso dentro de Novo Hamburgo pode ser gerido conforme o interesse do município, como a colocação de lâmpadas e a ocupação do espaço de faixa de domínio da via. Municipalizando, além de Novo Hamburgo assumir a responsabilidade do trecho, pode-se firmar convênios com o Estado e receber emendas de deputados, por exemplo". O secretário ainda declarou que a comissão especial, a pedido do governo municipal, pode dizer que há o interesse em ocorrer a municipalização da via. "Precisamos saber de fato se o município quer ou não quer assumir o trecho da RS, para podermos ver, tecnicamente, o que podemos fazer como Secretaria de Estado", relatou Costella.
A comissão especial irá debater com a prefeita Fátima Daudt a viabilidade de municipalização da via dentro do perímetro por onde ela passa em Novo Hamburgo. Os vereadores Raizer Ferreira (PSDB), Vladi Lourenço (PSDB) e a vereadora Semilda-Tita (PSDB) também fazem parte do colegiado.
Comissões especiais
Previstas pelo artigo 77 do Regimento Interno da Câmara, as comissões especiais do Legislativo hamburguense são constituídas para analisar matérias de relevância, podendo encaminhar a convocação de secretários municipais e diretores de autarquias, bem como promover audiência pública. Os grupos são compostos por no mínimo três membros, observando, sempre que possível, a proporcionalidade partidária. Com prazo determinado de encerramento, as comissões especiais são concluídas com a apresentação de relatório ou projetos de lei, resolução ou decreto legislativo.