Comissão especial de infraestrutura na BR-116 define cargos e atividades futuras

por Jaime Freitas última modificação 13/07/2023 15h04
13/07/2023 – Os membros da recém-criada Comissão Especial de Acompanhamento dos Estudos, Projetos e Obras na BR-116 reuniram-se na tarde desta quarta-feira, 12, para definir os cargos diretivos. Enio Brizola (PT) assume a presidência, Cristiano Coller (PTB) é o relator e Gustavo Finck (PP), o secretário do colegiado. A comissão também definiu as próximas etapas para acompanhar a projeção de investimentos no trecho da rodovia entre Porto Alegre, Novo Hamburgo e Dois Irmãos que serão realizados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Comissão especial de infraestrutura na BR-116 define cargos e atividades futuras

Foto: Jaime Freitas/CMNH

A Comissão Especial de Acompanhamento dos Estudos, Projetos e Obras na BR-116 pretende mobilizar a sociedade e promover o debate público a respeito das prioridades de obras no trecho do município e seu reflexo na promoção do desenvolvimento local e regional. Os vereadores Felipe Kuhn Braun (PP) e Lourdes Valim (Republicanos) também fazem parte do colegiado.

Novo Hamburgo receberá melhorias ligando os bairros que têm, atualmente, interferência com a BR-116. “Está prevista a construção de novas alças no Viaduto Ayrton Senna, que criarão novos acessos tanto para quem entra na rodovia quanto na direção do Centro de Novo Hamburgo e do bairro Primavera, e sobre o arroio Luiz Rau, onde haverá mais uma pista em cada sentido do pontilhão, desafogando as retenções de tráfego na região”, destacou Brizola, que reforçou a informação de um estudo de viabilidade do órgão federal para a duplicação dos 14 quilômetros que ligam Estância Velha e Dois Irmãos, no qual está prevista a construção de um viaduto na Roselândia.

Comissões Especiais

Previstas pelo artigo 77 do Regimento Interno da Câmara, as comissões especiais do Legislativo hamburguense são constituídas para analisar matérias de relevância, podendo encaminhar a convocação de secretários municipais e diretores de autarquias, bem como promover audiência pública. Os grupos são compostos por no mínimo três membros, observando, sempre que possível, a proporcionalidade partidária. Com prazo determinado de encerramento, as comissões especiais são concluídas com a apresentação de relatório ou projetos de lei, resolução ou decreto legislativo.