Comissão discute falta de segurança com motoristas de aplicativos e Brigada Militar

por Jaime Freitas última modificação 11/08/2022 17h18
11/08/2022 – Na tarde desta quarta-feira, 10, a Comissão de Segurança Pública da Câmara (Coseg) reuniu-se com motoristas de aplicativos que trabalham no Vale do Sinos e com o tenente-coronel da Brigada Militar Cilon Freitas da Silva, comandante do 3⁰ BPM. Conduzido pelo presidente do colegiado, Gustavo Finck (PP), o encontro, realizado no Plenarinho da Casa, debateu o temor da categoria pela falta de segurança no exercício da profissão, reforçado pela tentativa de assalto a um colega que acabou baleado na cabeça no último domingo, no bairro Jardim Mauá. A atividade contou com a participação do relator da comissão, Inspetor Luz (MDB), e do vereador suplente Giovani Caju (PP), que substituiu o secretário Felipe Kuhn Braun (PP), afastado por motivos particulares.
Comissão discute falta de segurança com motoristas de aplicativos e Brigada Militar

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Segundo Gustavo Finck, a ideia do encontro era ouvir os apelos da categoria e a manifestação do representante da Brigada Militar sobre as atividades policiais em Novo Hamburgo. “É importante a presença do tenente-coronel Cilon aqui, para que possa esclarecer o que aconteceu na cidade, com ocorrências criminais que não aconteciam desde 2020. O cidadão está ansioso, os estudantes também sofrem, e os trabalhadores de aplicativos de transporte estão com medo de sair às ruas para executar seu ofício. É uma situação que aflige toda a sociedade”, relatou o parlamentar.

Inspetor Luz defendeu um aumento efetivo nas abordagens e barreiras policiais na cidade. “Sou um policial ‘das antigas’, do combate ao crime direto e reto, e favorável às abordagens 24 horas por dia”, falou o edil. Na sequência, Gustavo Finck cedeu a palavra ao tenente-coronel Cilon, da Brigada Militar.

“Gostaria de estar aqui falando de temas agradáveis, mas a pauta da segurança é preocupação de toda a sociedade. Fizemos ontem uma reunião com a prefeita Fátima (Daudt). Como gestor do 3º Batalhão de Polícia Militar, é importante fazer esse debate público com a Prefeitura e com a Câmara para prestar esclarecimentos”, disse o tenente-coronel. De acordo com o comandante, Novo Hamburgo é bem contemplada com órgãos de segurança e detém capacidade para fazer ações e reagir a algum "ponto fora da curva", como descreveu. “É importante destacar que a Brigada Militar, a Polícia Civil e todos os órgãos de segurança reúnem-se sistematicamente, dentro do programa RS Seguro, focado nas 23 maiores cidades em relevância policial. E, falando sobre Novo Hamburgo, conforme amplamente noticiado na mídia, o primeiro semestre foi o mais tranquilo, em termos de segurança, dos últimos dez anos. Em quase todos os crimes ocorreram reduções significativas. Infelizmente, neste mês de agosto começamos com um ponto fora da curva da normalidade. Não tínhamos nenhum indicativo de que haveria esse aumento na violência urbana”, relatou o policial militar. Desde o último sábado, 6, são oito mortos e pelo menos sete feridos a tiros no município, em uma possível guerra recente entre facções de Porto Alegre e do Vale do Sinos.

Leia mais: Comissão da Câmara receberá motoristas de aplicativo para discutir falta de segurança

Preocupada com o aumento das ocorrências policiais no município, a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, reuniu-se na terça-feira, 9, em seu gabinete, com a cúpula da segurança pública da cidade. O objetivo da reunião, solicitada por ela, era entender os casos de violência registrados recentemente no município e definir ações para intensificar o combate à criminalidade. Apesar de a segurança pública ser responsabilidade do Governo do Estado, Fátima entende que a Prefeitura tem papel importante nessa área. “Nos últimos anos, Novo Hamburgo tem se destacado por investimentos e reforços na Guarda Municipal e pela integração de todas as forças de segurança, que resultaram na redução drástica dos indicadores de criminalidade. O que observamos nos últimos dias, no bairro Canudos, é algo totalmente atípico para o período”, relatou a prefeita.

A Comissão de Segurança da Câmara prometeu o agendamento de uma nova reunião, para a qual serão convidados o secretário municipal de Segurança, Roberto Jungthon, a delegada Ariadne Moraes Langanke, da Delegacia de Homicídios e Proteção da Pessoa, o delegado Alexandre Quintão, titular da 3ª DP (Canudos), o diretor da Guarda Municipal, Sérgio Ricardo Carvalho, policiais civis e guardas municipais. O objetivo é efetuar um levantamento completo da situação de repressão à violência na região e o que pode ser feito para coibir os crimes. Com os dados em mãos, a Coseg repassará as informações a representantes das forças de segurança do Município e do Estado. Os vereadores Gerson Peteffi (MDB), Lourdes Valim (Republicanos) e os tucanos Raizer Ferreira, Ricardo Ritter – Ica e Semilda – Tita também participaram da reunião desta quarta-feira.

registrado em: