Comissão da Câmara receberá motoristas de aplicativo para discutir falta de segurança

por Luís Francisco Caselani última modificação 08/08/2022 22h51
08/08/2022 – Um motorista de aplicativo levou um tiro na cabeça durante uma tentativa de assalto no final da tarde de domingo, 7, no bairro Jardim Mauá. O crime, ocorrido na rua São Jerônimo, reacendeu um temor da categoria pela falta de segurança no exercício da profissão. Nesta quarta-feira, 10, a partir das 13h, um grupo de motoristas será recebido no Plenarinho da Câmara para debater a pauta e levantar sugestões aos governos municipal e estadual. A reunião será conduzida pela Comissão de Segurança Pública do Legislativo, composta pelo presidente Gustavo Finck (PP), o relator Inspetor Luz (MDB) e o secretário Felipe Kuhn Braun (PP).
Comissão da Câmara receberá motoristas de aplicativo para discutir falta de segurança

Foto: Jaime Freitas/CMNH

A convite do presidente do colegiado, o motorista de aplicativo Rafael Nunes subiu à tribuna no início da sessão plenária desta segunda, 8, e antecipou alguns dos posicionamentos da categoria. Nunes criticou a concentração de guardas municipais na região central da cidade e sugeriu a melhor distribuição dos agentes pelos bairros, especialmente nos períodos da noite e da madrugada. Existem algumas falhas no sistema dentro de Novo Hamburgo. Hoje, no Centro, tem 50 guardas municipais. Não instruindo e fazendo a segurança dos moradores, mas multando aqueles que estão errados. Além disso, não vemos um guarda à noite. Saímos de casa sem o mínimo de certeza de que voltaremos. É complicado trabalhar com esse sentimento. Daqui a pouco estaremos prestando um desserviço por não sabermos se o passageiro está ali para nos assaltar, dar um tiro ou matar. O que vem acontecendo é muito grave”, asseverou.

O motorista convidou seus pares a comparecerem à reunião e trazerem seus próprios relatos e opiniões. “Eles serão muito importantes para trabalharmos soluções para a falta de segurança que existe em Novo Hamburgo. Poderemos elencar tudo o que estamos sentindo, trazendo para os vereadores o que queremos que mude. Hoje não conseguimos trabalhar, com medo do que está acontecendo na cidade. E isso não são só os motoristas de aplicativo que estão sentindo, mas a população de uma forma geral. Não adianta aumentar o IPTU em 300% e não colocar um pouquinho só na segurança”, prosseguiu.

Aberta à população, a reunião desta quarta-feira deve ser apenas o início da discussão. Segundo Gustavo Finck, a ideia do primeiro encontro é ouvir os apelos da categoria para, em uma segunda data, repassar as informações a representantes das forças de segurança do Município e do Estado. Líder do Governo na Câmara, Ricardo Ritter – Ica (PSDB) se colocou à disposição para intermediar o contato com o Executivo. “Temos o anseio de que os munícipes possam circular da forma mais tranquila possível”, afirmou.

Raizer Ferreira (PSDB) salientou que o papel da Guarda Municipal no combate à criminalidade é limitado pela legislação federal. “A corporação faz um excelente trabalho de apoio às forças estaduais, às quais a atribuição de segurança pública está diretamente ligada”, lembrou. O parlamentar também informou o protocolo de moção de apelo ao Governo do Estado pelo aumento do efetivo de policiais militares em Novo Hamburgo. O documento deve ser levado a votação na próxima segunda-feira, 15.

Policial civil atualmente licenciado, Inspetor Luz (MDB) lamentou os impactos negativos na legislação penal desde a publicação da Constituição Federal de 1988. “As coisas têm mudado para pior, contra a sociedade. Ninguém mais respeita lei nenhuma, e os delinquentes estão levando vantagem perante os trabalhadores”, avaliou.