Comissão debate aproveitamento de resíduos como matéria-prima para a Prefeitura

por Luís Francisco Caselani última modificação 17/08/2018 19h38
05/06/2018 – A Comissão de Meio Ambiente (Comam) da Câmara de Novo Hamburgo reuniu-se na tarde de segunda-feira, 4 de junho, para debater a possibilidade de implantação de uma sistemática de reaproveitamento de resíduos sólidos na confecção de materiais que possam ser utilizados pela Prefeitura. A proposta foi apresentada por representantes de uma empresa hamburguense especializada no assunto. Segundo eles, a medida seria benéfica tanto econômica quanto ambientalmente.

IMG_0062.jpgHebert Rodríguez, diretor do Grupo Esphera, contou que resíduos domiciliares, comerciais, industriais e decorrentes de podas podem ser utilizados de diferentes maneiras. Briquetes de madeira, produzidos a partir de galhos e restos de móveis, e combustíveis plásticos podem ser utilizados, segundo ele, para geração de energia e calefação em escolas e hospitais. “Hoje, queima-se lenha de árvores nativas. E nosso lixo fica apodrecendo. Estão colocando árvores fora. O lixo que a Prefeitura coleta é, na verdade, matéria-prima”, frisou.

Rodríguez salientou que o Hospital Moinhos de Vento já utiliza esses produtos para fins de calefação e que um primeiro experimento com outras aplicações está em andamento junto ao município de Farroupilha. O presidente da Comam, Vladi Lourenço (PP), questionou se o projeto já havia sido apresentado à Prefeitura de Novo Hamburgo. O diretor respondeu que a ideia foi detalhada em reunião no ano passado com o chefe de gabinete da prefeita, Raizer Ferreira, mas que nova reunião acabou não sendo agendada.

A transformação dos resíduos em materiais plásticos possibilita, por exemplo, a fabricação de tachões luminosos. Conforme levantamento apresentado por Rodríguez, a Prefeitura paga em torno de R$ 12,00 por unidade do sinalizador, o que eles conseguiriam confeccionar ao custo de produção de R$ 1,25. Também se evitariam gastos com transporte e destinação dos resíduos. “Além disso, a peça que produzimos tem muito mais durabilidade. A Prefeitura cederia o lixo e a empresa devolveria os produtos”, afirmou.

Junto a Rodríguez, participou ainda da reunião o representante comercial da empresa Leandro Scholze. Eles foram convidados a apresentar suas perspectivas deIMG_0083.jpg implantação desse ciclo reverso do lixo também como alternativa de pavimentação durante audiência pública que será realizada pela Comam no dia 28 de junho. Após, a ideia é convocar reunião com o chefe de gabinete da prefeita, Raizer Ferreira, e o secretário de Meio Ambiente, Udo Sarlet.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Comam se reúne às segundas-feiras, a partir das 16 horas, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.