Comissão de Segurança Pública discute reforço na proteção da rede de ensino municipal

por Jaime Freitas última modificação 13/04/2023 14h45
13/04/2023 – O secretário de Segurança Pública de Novo Hamburgo, Roberto Jungthon, e o diretor da Guarda Municipal, Sergio Ricardo Carvalho, participaram da reunião da Comissão de Segurança Pública da Câmara (Coseg) na tarde desta quarta-feira, 12. O secretário, representando também a pasta da Educação, prestou esclarecimentos sobre a contratação emergencial de serviço especializado em segurança para atender todas as escolas municipais com a presença física de agentes. Os membros da Coseg – presidente Inspetor Luz (MDB), relator Gustavo Finck (PP) e secretário Vladi Lourenço (PSDB) – fizeram vários questionamentos sobre o contrato e defenderam a implementação de um botão de “pânico” nas escolas.
Comissão de Segurança Pública discute reforço na proteção da rede de ensino municipal

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Jungthon informou que, diante da gravidade do fato ocorrido em Blumenau (SC) na última semana, o Executivo prontamente tomou algumas ações e adotou medidas que ajudarão no reforço à segurança das escolas da rede de ensino municipal. Ele e a secretária de Educação, Maristela Guasselli, estiveram reunidos virtualmente com a direção de todas as escolas para comunicar medidas que foram adotadas pela municipalidade, como a contratação emergencial de segurança privada. A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, havia determinado, no dia 5 de abril, que a segurança nas escolas da rede fosse reforçada imediatamente. O secretário relatou que foram finalizados os trâmites legais para a contratação e que a empresa responsável pelo serviço já está fazendo a seleção de profissionais para atuar nas escolas.

Também foram recomendados cuidados e atenção ainda maiores dos profissionais da educação, bem como de pais e responsáveis, em especial na chegada e saída das escolas. Os diretores foram instruídos a manterem os portões sempre fechados, adotarem maior controle na entrada de pessoas alheias ao ambiente escolar, terem máximo cuidado e atenção às crianças e aos estudantes e permanecerem em estado de alerta para a prevenção de eventuais incidentes. A Guarda Municipal, que também acumula outras ações em prol da segurança, inclusive participando de operações conjuntas com Brigada Militar e Polícia Civil, ampliará imediatamente o monitoramento contínuo em todas as escolas com rondas mais frequentes.

O relator da Coseg, Gustavo Finck, demonstrou preocupação com a seleção dos agentes que serão contratados pela empresa que ganhou a licitação. "De que forma serão selecionados esses agentes? Eles possuem qualificação para o trabalho?", questionou o parlamentar. O secretário de Segurança relatou que as direções escolares poderão manifestar inconformidades com os profissionais contratados e solicitar substituições. O presidente do colegiado, Inspetor Luz, reforçou e necessidade da implantação do botão de pânico nas escolas municipais, dispositivo que, ao ser acionado, envia uma mensagem para uma central de monitoramento. Ao pressioná-lo, o botão não emite nenhum som, o que auxilia na preservação da integridade da pessoa que o acionou. Jungthon informou que a possível adoção do dispositivo está bem adiantada.

Comissão de Segurança Pública

Acompanhar as ações desenvolvidas pelo Executivo e propor políticas públicas em conjunto com o Município, o Estado e a União estão entre as atribuições da comissão. Aos integrantes do grupo cabem ainda zelar pelo cumprimento da legislação na área e promover palestras, estudos, debates e trabalhos técnicos visando à redução da violência.