Comissão de Segurança pede reforço no policiamento junto à antiga rodoviária
O presidente da comissão, Inspetor Luz (MDB), lembrou que há uma câmera de monitoramento no local, que pode auxiliar a identificação de ilícitos e a prevenção de determinadas ocorrências. O relator Cristiano Coller (Rede) confirmou com o secretário municipal de Segurança, Roberto Jungthon, que o equipamento está em funcionamento, inclusive registrando o assassinato a facadas ocorrido na noite de segunda-feira, dia 6. “De qualquer forma, o local necessita um policiamento mais atuante”, enfatizou Luz. Além do secretário Sergio Hanich (MDB), também acompanhou a reunião o presidente da Câmara, Felipe Kuhn Braun (PDT).
Pacificação Restaurativa
No início da reunião, os integrantes da comissão também apreciaram o Projeto de Lei nº 54/2018, que institui o Programa Municipal de Pacificação Restaurativa. A medida estabelece um conjunto articulado de estratégias inspiradas nos princípios da justiça restaurativa, abrangendo atividades sociopedagógicas promotoras da cultura de paz e do diálogo, implementadas mediante a oferta de serviços de solução autocompositiva de conflitos e problemas concretos. A matéria foi aprovada pelos parlamentares, que depende agora apenas da apreciação da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor para seguir a plenário.
O que são as comissões?
A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Comissão de Segurança Pública se reúne às quartas-feiras, a partir das 13 horas, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.