Comissão de Saúde realiza vistoria na USF São Jorge

por Jaime Freitas última modificação 04/11/2022 18h48
04/11/2022 – A Comissão de Saúde da Câmara de Novo Hamburgo realizou na manhã desta sexta-feira, 4, uma visita à Unidade de Saúde da Família (USF) São Jorge, a pedido de moradores. Desde 2020, a unidade funciona em imóvel alugado na esquina das ruas Anchieta e Engenheiro Jorge Schury. O prédio, com área de 110 metros quadrados, tem espaço limitado e comporta seis consultórios de atendimento.
Comissão de Saúde realiza vistoria na USF São Jorge

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Conforme o presidente da Comissão, o vereador Raizer Ferreira (PSDB) o principal objetivo da visita foi averiguar as reclamações de moradores quanto ao espaço físico do local, considerado pequeno pelos usuários. “Fica evidente, com a nossa vistoria, que o local carece de espaço físico. A comissão trabalhará junto ao Executivo para que a população que utiliza a Unidade de Saúde da Família São Jorge possa usufruir de um ambiente mais adequado. Inicialmente, vamos trabalhar para melhorar as condições desse espaço”, disse o parlamentar.

Segundo aponta Raizer, o prédio onde a USF estava instalada anteriormente apresentou problemas estruturais e não oferecia segurança aos funcionários e pacientes. Por isso, a unidade do São Jorge foi juntada com a unidade da Vila Kraemer por cerca de 16 meses. Entre o encerramento das operações na antiga sede e a inauguração do serviço no atual endereço, seus usuários foram atendidos temporariamente pela USF Kraemer. Esse hiato durou quase um ano e meio.

A Comissão de Saúde é composta, além do seu presidente Raizer Ferreira, o relator Vladi Lourenço e a secretária Tita, todos vereadores pelo PSDB.

 

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. As comissões se reúnem semanalmente na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.