Comissão de Saúde faz fiscalização no Boa Saúde, Kephas e Canudos

por Tatiane Souza última modificação 20/10/2023 16h29
20/10/2023 – Integrantes da Comissão de Saúde da Câmara, os vereadores Raizer Ferreira (PSDB) e Semilda – Tita, do mesmo partido, realizaram uma ação de fiscalização nas Unidades de Saúde da Família (UBSs) do bairro Boa Saúde e Kephas e na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Canudos. A vistoria foi realizada na manhã desta sexta-feira, 20, e teve como objetivo conversar com os coordenadores para entender as principais urgências e necessidades de cada local. Segundo os parlamentares, a ideia é construir soluções para os problemas enfrentados na área.
Comissão de Saúde faz fiscalização no Boa Saúde, Kephas e Canudos

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

A UFS da Boa Saúde já havia recebido a visita da comissão e, hoje, o grupo foi conferir as melhorias que aconteceram. Responsável por atender 15 mil cidadãos, a unidade precisa de um espaço físico mais amplo. “Já tivemos algumas conquistas, como a colocação de dois toldos para que a comunidade fique abrigada, mas ainda precisamos de mais duas salas”, revelou a coordenadora, enfermeira Melissa Martin. Os parlamentares  enfatizaram que uma das principais lutas é transformar a USF em UBS para que possam disponibilizar atendimentos especializados. “A população nos cobra muito para que isso aconteça”, complementou a coordenadora. “A fiscalização contribui porque vê as dificuldades que a saúde enfrenta, encaminha e depois vem as conquistas”, frisou Raizer Ferreira.

Cuidados com a jardinagem e a construção de um relógio de chás devem ser outras melhorias a serem implementadas. Os parlamentares comprometeram-se em buscar auxílio junto a secretaria de Meio Ambiente para viabilizar a ação.

USF Kephas 

Recebido pela enfermeira Bruna Müller, o colegiado marcou de voltar para poder conversar detalhadamente com a coordenadora da Unidade. De pronto, perceberam a necessidade de toldos no local, e também receberam a demanda da transformação da casa de saúde em UBS. A enfermeira afirmou que o quadro técnico está sem falhas, que os dias de maior fluxo de atendimento se concentram no meio da semana e que a comunidade também pode realizar no local exames, coleta de pré-câncer e planejamento familiar. 

UBS Canudos 

Unidade de saúde mais antiga do município, é responsável pelo atendimento médio de 9 mil pessoas por mês. Segundo a coordenadora, enfermeira Taise Trevisan, é comum pacientes de outros bairros procurarem a unidade porque ela disponibiliza todas as especialidades, além de ser referência para a realização de pequenos procedimentos médicos. Ela destacou, ainda, que possui uma equipe comprometida e, por isso, ninguém sai da unidade sem ser atendido ou acolhido. “Temos um grupo de tabagismo que também é referências para várias unidades, mas não temos espaço físico adequado para comportar as reuniões”, disse. A coordenadora também falou sobre a necessidade de uma pequena reforma, que torne o acesso à farmácia comunitária mais fácil e organizado. “Se tivermos uma porta ao lado, aliviaremos o fluxo das filas”, exemplificou. 

A casa de saúde fica aberta à população até as 20h e também presta atendimentos odontológico, de pediatria e de pré-natal para gestantes de alto risco. 

As coordenadoras também reforçaram a reclamação por conta das pessoas que marcam procedimentos, consultas e exames e não comparecem. Elas pediram maior conscientização dos cidadãos. Os parlamentares levarão todas as demandas ao secretário de Saúde, Marcelo Reidel. Vladi Lourenço (PSDB) também integra a Comissão de Saúde da Casa, mas não pôde comparecer à ação de fiscalização.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temaa de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Comissão de Saúde se reúne às segundas-feiras, a partir das 16h30min, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.