Comissão de Finanças pede informações sobre fechamento de agência dos Correios em Lomba Grande

por melissa-barbosa — última modificação 19/04/2017 13h58
18/04/2017 – Na tarde de segunda-feira, foram realizadas várias reuniões de comissões na Câmara. Naasom Luciano (PTB), Nor Boeno (PT) e Enio Brizola (PT), presidente, secretário e relator da Comissão de Competitividade, Finanças, Orçamento, Economia e Planejamento, reuniram-se com Valdeci Sapper e Jeferson Mello, gerentes dos Correios em Novo Hamburgo, para falar sobre o fechamento de uma agência da empresa em Lomba Grande. Uma das soluções propostas pelos servidores foi a criação de uma agência comunitária em parceria com o Poder Executivo – ideia que, segundo eles, está sendo estudada pela Prefeitura.

Os vereadores frisaram que a comunidade está se sentindo bastante prejudicada. Sapper e Mello salientaram que esta não foi uma decisão tomada aqui, mas vinda de cima, e que várias agências estão sendo fechadas no País. De acordo com eles, em Lomba Grande as entregas seguem como antes, maIMG_5686.jpgs quem tem de buscar correspondência ou encomendas agora precisa se descolar até o Centro.

Naasom, Enio e Nor decidiram enviar à Prefeitura um ofício, em nome da comissão, cobrando a instalação da agência comunitária – cujos custos devem ser arcados pelo Município – e, ainda, apresentar outra moção de repúdio ao fechamento da agência.

Patrimônio histórico

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Issur Koch (PP), Enio Brizola (PT) e Felipe Kuhn Braun (PDT), integrantes da Frente Parlamentar em defesa do Patrimônio Histórico de Hamburgo Velho, reuniram-se com o secretário municipal de Cultura, Ralfe Cardoso, e o historiador do quadro de servidores Paulo Daniel. O tema do encontro foi a formação do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural previsto na Lei nº 2.958/2016, a qual dispõe sobre a proteção do patrimônio histórico e cultural do Município.

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 O secretário frisou que está sendo criada a comissão, um órgão técnico, e que os debates com a sociedade civil terão, sim, lugar no conselho. Os vereadores pediram que a Prefeitura apresente à Câmara o cronograma desses trabalhos.

Feriados municipais

Os integrantes da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor – Fernando Lourenço (SD/presidente), Professor Issur Koch (PP/secretário) e Enfermeiro Vilmar (PDT/relator) – analisaram o substitutivo ao Projeto de Lei nº 15/2017, de Raul Cassel (PMDB), que altera a Lei nº 2.379/2011, a qual dispõe sobre os feriados no âmbito do Município. A proposta determina que, no caso de mudança de data de comemoração do feriado, o decreto deverá ser publicado com um prazo mínimo de 90 dias de antecedência da data a ser modificada e, ainda, ser amplamente divulgado. Os vereadores decidiram pelo prosseguimento da tramitação.

Programa Adote uma Lixeira

IMG_5715.jpgNaasom Luciano (PTB), Felipe Kuhn Braun (PDT) e Raul Cassel (PMDB), presidente, secretário e relator da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, analisaram quatro propostas – e decidiram pelo prosseguimento da tramitação de todas. Uma delas é o Projeto de Lei nº 18/2017, de Fernando Lourenço (SD), que institui o programa Adote uma Lixeira.

Outra é o Projeto de Lei nº 23/2017, da Mesa Diretora, que revoga o parágrafo 2º do artigo 1º da Lei nº 719/2002, que estabeleceu a concessão de diárias e ajuda de custos. O trecho a ser retirado é o seguinte: “O presidente da Câmara Municipal e os vereadores perceberão diária igual a dos secretários municipais”. De acordo com a justificativa, o objetivo é adequar a legislação sobre as diárias do Poder Legislativo, pois a Resolução nº 3/2014, que já trata desse tema.

Eles também analisaram o Projeto de Decreto Legislativo nº 6/2017, da Mesa Diretora, que institui o Projeto Vereador Mirim na Câmara Municipal, e as redações finais do PL nº 19/2017, que altera a Lei Municipal nº 2.984/2016, a qual dispõe sobre orçamento deste ano, e do Projeto de Resolução nº 3/2017, da Mesa Diretora, que altera o Regimento Interno para que considere-se que o vereador compareceu às sessões somente se participar da votação e discussão de toda a ordem do dia.

Como é a tramitação de um projeto?

Quando um projeto é protocolado na Câmara, seja por vereador ou pelo Poder Executivo, é logo publicado no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), onde pode ser acessado por qualquer pessoa. Depois, é lido no Expediente da sessão seguinte e segue para a coordenadoria Legislativa. Se tudo estiver de acordo com a Lei Federal Complementar nº 95, que dispõe sobre a elaboração, a redação, a alteração e a consolidação das leis, e não faltar nenhum documento (caso seja necessário), a proposta é encaminhada à Procuradoria da Casa e, em seguida, à coordenadoria das Comissões Permanentes.

Todas as propostas devem passar pela comissão de Constituição, Justiça e Redação. As que tratam de escolas, por exemplo, também devem passar pela Comissão de Educação. Ao todo, são oito comissões permanentes na casa, formadas por três vereadores cada: Constituição, Justiça e Redação; Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento; Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia; Meio Ambiente; Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana; Saúde; e Segurança Pública. São os próprios vereadores que decidem quais projetos serão votados nas sessões, nas reuniões de integrantes da Mesa Diretora e de líderes das bancadas.

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