Comissão de Educação faz vistoria em escola estadual de Novo Hamburgo

por Tatiane Souza última modificação 10/03/2020 17h06
10/03/2020 – A Comissão de Educação da Câmara (Coedu), representada pelos vereadores Nor Boeno e Semilda dos Santos – Tita, vistoriaram na tarde desta segunda-feira, 9, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Alvino Henrique Weber, no bairro Roselândia. Atendendo ao pedido da diretora Veroni Aparecida Carminatti, que relatou alagamentos devido a possíveis problemas de drenagem e canalização na EMEF Francisca Feldmann Pereira Saile, vizinha do educandário.
Comissão de Educação faz vistoria em escola estadual de Novo Hamburgo

Crédito: Tatiane Lopes/CMNH

“Estamos pedindo providências há algum tempo para ver se acabamos com o problema. Quando chove, corremos o risco de ter a escola alagada. Acredito que a água venha da escola vizinha, que é municipal. Talvez se arrumar o tipo de drenagem conseguíssemos resolver em parte a situação”, relatou a diretora. Ela também mostrou aos vereadores vídeos em que a escola foi inundada pela água o que ocasionou o deterioramento de móveis e a perda de documentos da instituição. 

Atuação da Comissão 

Nor Boeno, secretário da Coedu, acredita que será necessário melhorar a drenagem na escola da rede municipal. “Esse tipo de canalização está jogando a água para dentro desta outra escola, do estado. É uma infiltração muito forte. Combinamos de levar a demanda diretamente para a secretaria de Educação Maristela Guaselli para intermediar o pleito. O engenheiro da prefeitura já verificou situação, mas ainda não temos uma solução”, destacou. 

Relatora da Comissão de Educação, Tita ressaltou a importância do trabalho de fiscalização realizado pelos vereadores e de estarem presentes nos espaços onde chegam as demandas. “A situação aqui é de anos. A água escorrendo no pátio, mesmo sem chuva. A escola municipal ao lavar o seu espaço já traz problema. Quando chove, piora. E, em seguida, começa a temporada de chuva. Precisamos, com urgência, verificar a situação. Com certeza a Maristela vai nos ajudar a encontrar uma solução. Os dois espaços estão sendo prejudicados. Esse excesso de água pode provocar o deterioramento da estrutura dos muros e uma consequente queda, ocasionando uma possível tragédia”, disse a vereadora. 

O vereador Felipe Kuhn Braun é presidente da Coedu e não compareceu na fiscalização porque está em licença. A assessoria do deputado estadual Issur Koch também acompanha a demanda. 

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Coedu se reúne às segundas-feiras, a partir das 15h, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.