Comissão de Direitos Humanos averigua situação de atendimento no Centro Pop
Ao serem recebidos pela diretora de Assistência Social do município, Rosângela Vaz, pelo diretor administrativo de assistência social, Leandro Mello, e pelos psicólogos Eduardo Martins e Tiago Schilling Bett, que atuam no Centro Pop, o presidente da Codir, Enio Brizola (PT), e a secretária, Lourdes Valim (Republicanos), destacaram as demandas que foram levadas até eles.
Enio Brizola (PT), presidente da Codir, expressou sua preocupação: "É fundamental garantir condições dignas para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade. Estamos aqui para verificar de perto as condições oferecidas e garantir que os direitos dessas pessoas sejam respeitados. Desde já, peço que a Secretaria de Assistência Social encontre uma maneira de oferecer um número maior de café da manhã, pois muito chegam aqui debilitados pela fome e muitas vezes não encontram algo para comer", acrescentou o parlamentar.
Lourdes Valim (Republicanos), secretária da comissão, complementou: “Recebemos diversos relatos sobre a falta de privacidade nos banheiros, principalmente no horário dos banhos ofertados no Centro Pop e estamos aqui para tomar medidas que possam melhorar a qualidade de vida dos usuários. Todos merecem ser tratados com dignidade e respeito.”
A diretora de Assistência Social, Rosângela Vaz, explicou que, diariamente, são oferecidos 50 cafés da manhã e 40 banhos aos usuários. Ela assegurou que as reclamações serão analisadas com atenção e que medidas serão tomadas para solucionar as questões levantadas: “Estamos comprometidos em oferecer um atendimento de qualidade e em garantir o respeito aos direitos humanos de todos os que buscam auxílio no Centro Pop.”
Após a vistoria, os membros da Codir se comprometeram a acompanhar de perto a implementação das melhorias necessárias e a manter um diálogo contínuo com a equipe responsável pela assistência aos usuários em situação de rua.
O que são as comissões?
A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. As comissões permanentes se reúnem semanalmente na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.