Comissão de Direitos Humanos averigua situação de atendimento no Centro Pop

por Jaime Freitas última modificação 14/03/2024 20h07
14/03/2024 – A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor (Codir) realizou uma visita na manhã desta quarta-feira, 12, ao Centro Pop – Centro de Referência Especializado em População em Situação de Rua, em resposta a reclamações recebidas de usuários sobre a falta de privacidade nos banhos e a redução na oferta de café da manhã.
Comissão de Direitos Humanos averigua situação de atendimento no Centro Pop

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Ao serem recebidos pela diretora de Assistência Social do município, Rosângela Vaz, pelo diretor administrativo de assistência social, Leandro Mello, e pelos psicólogos Eduardo Martins e Tiago Schilling Bett, que atuam no Centro Pop, o presidente da Codir, Enio Brizola (PT), e a secretária, Lourdes Valim (Republicanos), destacaram as demandas que foram levadas até eles.

Enio Brizola (PT), presidente da Codir, expressou sua preocupação: "É fundamental garantir condições dignas para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade. Estamos aqui para verificar de perto as condições oferecidas e garantir que os direitos dessas pessoas sejam respeitados. Desde já, peço que a Secretaria de Assistência Social encontre uma maneira de oferecer um número maior de café da manhã, pois muito chegam aqui debilitados pela fome e muitas vezes não encontram algo para comer", acrescentou o parlamentar.

Lourdes Valim (Republicanos), secretária da comissão, complementou: “Recebemos diversos relatos sobre a falta de privacidade nos banheiros, principalmente no horário dos banhos ofertados no Centro Pop e estamos aqui para tomar medidas que possam melhorar a qualidade de vida dos usuários. Todos merecem ser tratados com dignidade e respeito.”

A diretora de Assistência Social, Rosângela Vaz, explicou que, diariamente, são oferecidos 50 cafés da manhã e 40 banhos aos usuários. Ela assegurou que as reclamações serão analisadas com atenção e que medidas serão tomadas para solucionar as questões levantadas: “Estamos comprometidos em oferecer um atendimento de qualidade e em garantir o respeito aos direitos humanos de todos os que buscam auxílio no Centro Pop.”

Após a vistoria, os membros da Codir se comprometeram a acompanhar de perto a implementação das melhorias necessárias e a manter um diálogo contínuo com a equipe responsável pela assistência aos usuários em situação de rua.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. As comissões permanentes se reúnem semanalmente na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.