Comissão de Direitos Humanos analisará acolhimento a pessoas em situação de rua

por Luís Francisco Caselani última modificação 03/06/2019 21h06
03/06/2019 – Em reunião na tarde desta segunda-feira, 3 de junho, a presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor (Codir), vereadora Tita (PP), e o secretário, Fernando Lourenço (SD), acordaram o início de um trabalho de análise sobre o serviço de atendimento a pessoas em situação de rua em Novo Hamburgo. Os parlamentares pretendem apurar dados quantitativos e qualitativos sobre o serviço de acolhimento e encaminhar sugestões para seu aperfeiçoamento.
Comissão de Direitos Humanos analisará acolhimento a pessoas em situação de rua

Foto: Kassiane Michel/CMNH

A comissão convocará uma reunião com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Roberto Daniel Bota, e representante da Gerência de Proteção Social de Média Complexidade para averiguar como é realizado o atendimento e, principalmente, quais alternativas são oferecidas a esses cidadãos. “Queremos entender o que se faz de concreto para as pessoas saírem da rua. Entendo que esses moradores necessitam produzir para se sentirem importantes e valorizados”, salientou Tita. O relator da Codir, Enfermeiro Vilmar (PDT), que não pôde participar da reunião, também deve acompanhar os trabalhos.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Codir se reúne às segundas-feiras, a partir das 15h30min, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.