Comissão dá sequência a fiscalizações e visita quatro unidades de saúde

por Luís Francisco Caselani última modificação 10/11/2023 18h37
10/11/2023 – Os vereadores Raizer Ferreira, Tita e Vladi Lourenço, três dos quatro representantes da bancada do PSDB na Câmara, deram continuidade nesta sexta-feira, 10, a um trabalho permanente de vistorias nas diferentes unidades de saúde de Novo Hamburgo. Ao longo da manhã, o grupo atravessou a cidade em um roteiro que incluiu os bairros Canudos, Primavera, Roselândia e Santo Afonso. Integrantes da Comissão de Saúde, os parlamentares conversaram com cidadãos e equipes técnicas, ouviram reclamações, coletaram demandas e, agora, buscarão soluções junto ao Executivo.
Comissão dá sequência a fiscalizações e visita quatro unidades de saúde

Fotos: Luís Francisco Caselani/CMNH

A rodada de visitas teve início na Unidade Básica de Saúde (UBS) Primavera. Acionados por pacientes que criticavam os métodos de acolhimento, os vereadores encontraram uma situação já contornada. Enfermeiro responsável pela parte assistencial da unidade, Eduardo Schappach explicou que uma nova sistemática foi implementada, reorganizando o recebimento dos usuários e o encaminhamento à triagem.

Na Unidade de Saúde da Família (USF) Palmeira, no bairro Santo Afonso, os relatos seguiam a mesma temática. No entanto, assim como no Primavera, a realidade agora é outra. Novos fluxos foram adotados e até mesmo a quantidade de atendimentos foi ampliada. Coordenador da USF, Rodrigo Kerber explicou que a reestruturação deixou o ambiente de trabalho mais tranquilo e permitiu a multiplicação dos procedimentos realizados, saltando de uma média mensal de 12 mil no primeiro semestre para a marca de 35,7 mil em outubro.

Presidente da Comissão de Saúde, Raizer Ferreira (PSDB) comemorou a evolução nos números e na satisfação dos cidadãos atendidos. “Em um passado recente, tínhamos muitas reclamações sobre o acolhimento. Já havíamos encaminhado diversos pedidos e as mudanças foram feitas. Hoje vimos uma situação totalmente diferente”, comentou ao final da visita.

Estrutura física

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Canudos e na USF Roselândia, as demandas relatadas por funcionários estão mais ligadas a questões estruturais. Na USF, a enfermeira Isabel Cechin explicou que o espaço foi projetado para receber duas equipes de saúde. A demanda do bairro, contudo, obrigou a extensão para um terceiro grupo de profissionais, mas sem a correspondente ampliação do imóvel. A médica Natalie Staudt acrescentou ainda a necessidade de equipamentos com impressora, computadores mais ágeis e até mesmo uma televisão nova, para o entretenimento dos pacientes que aguardam pelo atendimento.

Natalie também pontuou a importância da designação de um guarda municipal que possa auxiliar ao menos na abertura do posto de saúde. Estamos nos deparando com situações bem graves de agressão verbal”, informou. Os vereadores anotaram a sugestão, mas pontuaram a dificuldade de destacar um agente para a função devido ao alto volume de trabalho e as carências no quadro de pessoal da corporação.

Na UPA Canudos, a comissão foi recebida pelas assistentes administrativas Iara Batalha e Marjane Zeppe. Em vistoria anterior, o grupo havia sido comunicado sobre a carência de médicos. Nesta sexta, as servidoras comentaram que a escala voltou a estar completa. Novamente, as reivindicações estão associadas a situações de estrutura física, como a melhor climatização da recepção e a instalação de telas nas janelas para evitar a entrada de mosquitos. Por orientação da vereadora Tita, as assistentes devem encaminhar uma lista escrita com todas as demandas da UPA.

Com base em reclamações de cidadãos, os parlamentares questionaram ainda a respeito do tempo de espera por atendimento e no aguardo pelo resultado de exames. Marjane reforçou a existência do Protocolo de Manchester, método de triagem e classificação de riscos que prioriza urgências e emergências. A fim de aprofundar o debate, a comissão pretende agendar uma nova reunião na UPA, desta vez com as coordenações médica e administrativa.

O trio também aproveitará todos os levantamentos feitos durante a manhã de vistorias para redigir ofícios direcionados ao Executivo cobrando as correções necessárias. Os vereadores salientam que o ciclo de fiscalizações continuará. Queremos ouvir as equipes e colaborar”, resumiu Raizer Ferreira.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Comissão de Saúde se reúne às segundas-feiras, a partir das 16h, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.