Comissão aprova alterações em três leis municipais
O PL nº 84/2025 modifica a Lei nº 2.287/2011 para permitir que pessoas com autismo e fibromialgia também possam agendar suas consultas médicas em unidades de saúde pelo telefone. O PL nº 89/2025 revisa a Lei nº 1.452/2006 e acrescenta novas regras para os mandatos de corregedor e ouvidor da Guarda Municipal. Já o PL nº 93/2025 mexe na Lei nº 1.750/2007 para obrigar os conselheiros da Comusa a priorizarem suas funções na autarquia mesmo que ocupem outros cargos públicos.
Saiba mais: - Projeto quer permitir agendamento telefônico de consultas para pessoas com autismo e fibromialgia
- Projeto defende que conselheiros da Comusa priorizem a função mesmo com acúmulo de cargos
Educação financeira
Giovani Caju e Ico Heming foram convidados a compor a mesa devido à impossibilidade de os autores Deza Guerreiro e Eliton Ávila, titulares da comissão, analisarem as outras duas matérias que estavam na pauta. Deza assina o PL nº 81/2025, que cria o Dia do Despachante Documentalista, enquanto Ávila é o proponente do Substitutivo nº 3/2025, que institui a Semana da Educação Financeira. Ambos os textos receberam parecer favorável da Cojur.
O que são as comissões?
A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Cojur se reúne semanalmente às segundas-feiras, a partir das 13h, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.