Comam visita Central de Triagem da Roselândia

por Daniele Silva última modificação 01/04/2022 18h07
1º/04/2022 – A coleta e destinação correta de resíduos é uma das principais preocupações da Comissão de Meio Ambiente da Câmara (Comam). Para verificar o trabalho realizado em Novo Hamburgo, os vereadores Darlan Oliveira (PDT) e Ricardo Ritter – Ica (PSDB) estiveram na Central de Triagem, no bairro Roselândia, na manhã desta quinta-feira, 31. O grupo de trabalho, composto ainda por Sergio Hanich (MDB), pretende realizar uma série de visitas para acompanhar todo o processo e orientar melhor a comunidade sobre como destinar e separar o lixo de maneira correta.
Comam visita Central de Triagem da Roselândia

Fotos: Daniele Souza/CMNH

No local, os vereadores foram inicialmente recebidos pelo diretor-geral da Comur, Maurício Saul, e pelo diretor administrativo-financeiro, Joel Gross. Saul explicou que a autarquia é responsável somente pela pesagem dos caminhões. Conforme o gestor, o transbordo recebe em média 180 toneladas de resíduos por dia, contabilizadas as maiores quantidades às segundas e terças-feiras. O trabalho de separação é coordenado pela Coolabore. Segundo o responsável pela cooperativa, Claudemir de Aguiar, a unidade da Roselândia tria cerca de 200 toneladas por mês. O valor da comercialização dos materiais é destinado aos 71 cooperados que atuam no local. “Esses trabalhadores tiram daqui o sustento de suas famílias e têm qualidade de vida, além de contribuir com o meio ambiente”, destacou. Aguiar salientou ainda que parte do recurso é utilizado para melhorias e compra de maquinários.

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) é responsável pela coleta dos resíduos sólidos urbanos do município. Após a triagem, os resíduos orgânicos e os rejeitos são enviados para o aterro sanitário em Minas do Leão (RS). De acordo com a Prefeitura, o custo de envio e disposição de resíduos é de cerca de R$ 134,00 por tonelada. A diretora de Limpeza Urbana da Semam, Cristiane Hermann, ressalta a importância da separação do lixo, mesmo que o bairro ainda não possua coleta seletiva. “Depositar os resíduos em sacolas separadas facilita a triagem, aumenta o valor de mercado dos materiais e reduz os custos de envio para Minas do Leão.”

O presidente da Comam, vereador Ica, disse que o grupo pretende atuar junto à secretaria para conscientizar a população. A convite da diretora Cris Hermann, o colegiado deverá integrar-se às ações que serão promovidas na Semana do Meio Ambiente, prevista para o início de junho.

*******

Em 2019, a TV Câmara NH exibiu um programa especial sobre o tema. Assista ao Cotidiano: coleta, reutilização e redução de resíduos: