Com ampla participação, Rede Lilás reforça ações de proteção às mulheres

por Tatiane Souza última modificação 01/07/2025 19h31
30/06/2025 – Com casa cheia e participação de diversas entidades, a reunião mensal da Rede Integrada Lilás foi realizada na manhã da última sexta-feira, 27, na Câmara de Novo Hamburgo. Sob a condução das vereadoras Professora Luciana Martins (PT), que lidera a Procuradoria Especial da Mulher, junto as vereadoras Daia Hanisch (MDB) e Deza Guerreiro (PP), o encontro debateu políticas públicas de proteção e enfrentamento à violência contra as mulheres. Segundo o Observatório Estadual da Segurança Pública, somente nos três primeiros meses de 2025, o Rio Grande do Sul registrou uma tentativa ou um feminicídio consumado a cada 6 horas.
Com ampla participação, Rede Lilás reforça ações de proteção às mulheres

Fotos: Pyetra Guimel e Rebeca Prestes/CMNH

As parlamentares hamburguenses reforçaram a importância do fortalecimento das políticas públicas locais de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. Luciana destacou que pretende elaborar um documento que será entregue à deputada Maria do Rosário, representante da Comissão Externa da Câmara dos Deputados de Enfrentamento ao Feminicídio, contendo um levantamento detalhado das necessidades, desafios e propostas da cidade de Novo Hamburgo. "O material será utilizado para subsidiar uma audiência pública da Comissão Especial de Enfrentamento ao Feminicídio com o objetivo de ampliar o alcance das ações no município e no estado", salientou a procuradora.

Durante a reunião, as vereadoras ressaltaram o papel fundamental do Legislativo municipal na articulação e no fortalecimento das redes de proteção, assim como a importância da participação ativa das instituições e da sociedade civil para garantir avanços concretos.

Presenças

Estavam presentes na reunião de junho, representantes do Departamento de Programas de Denúncia à Violência; Gerência de Políticas Públicas para a Mulher; Ministério Público; Brigada Militar – Patrulha Maria da Penha, SindProfNH, OAB/NH; secretaria municipal de Segurança; Guarda Municipal, Comdim – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; CMA/OAB (Comissão da Mulher Advogada); Ciap/NH (Classificação Internacional de Atenção Primária); secretaria da Cultura; Creas/NH (Centro de Referência Especializado de Assistência Social); além de estudantes do curso de Direito da Universidade Feevale, do Comitê Popular das Mulheres e representante da deputada estadual Bruna Rodrigues.

Texto de Mariana Pinheiro, estagiária de jornalismo da Procuradoria Especial da Mulher.