Com a Casa lotada, mais de 120 atletas recebem a medalha Mérito Esportivo

por Tatiane Souza última modificação 23/11/2022 12h59
22/11/2022 – As habituais pautas e discussões políticas deram espaço na noite desta terça-feira, 22, a aplausos acalorados em homenagem a cerca de 120 atletas de Novo Hamburgo que receberam, em sessão solene, a Medalha Mérito Esportivo Victor Hugo Körbes. Por iniciativa do vereador Gustavo Finck (PP), por meio do Requerimento nº 37/2022, foram homenageados hamburguenses ou inscritos em agremiações esportivas da cidade por suas conquistas em âmbito estadual, interestadual, nacional e mundial. Também foram laureados com certificados os clubes representados pelos competidores. As modalidades premiadas foram judô, bicicross, atletismo, punhobol, handebol e taekwondo. “Essa honraria é o maior prêmio de mérito esportivo da cidade. Que seja mais um impulso e um incentivo. Vocês são o futuro de Novo Hamburgo. Vocês são campeões”, destacou o parlamentar.
Com a Casa lotada, mais de 120 atletas recebem a medalha Mérito Esportivo

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

A mesa de honra foi composta por, além do proponente da solenidade, pelo presidente da Câmara de Novo Hamburgo, Cristiano Coller (PTB), e pelo vereador Gerson Peteffi (MDB). 

Finck saudou as autoridades, atletas e toda a família esportiva presente na homenagem. O parlamentar ressaltou que o prêmio veio contribuir para o fortalecimento do esporte na cidade. Emocionado, o progressista ressaltou que criou essa nova versão da premiação, homenageando o Vitão, para que sirva de incentivo a todos os esportistas. “Que vocês continuem batalhando e os pais incentivando seus filhos no caminho do esporte. O esporte salva a nossa juventude e ajuda a termos cidadãos mais conscientes e consequentemente uma cidade melhor para viver. Investir em esporte é economizar na área da saúde. É uma honra ter esta Casa lotada com os atletas vencedores de 2021 e 2022”, destacou o autor da iniciativa. 

Presidente do Legislativo, Coller agradeceu a Casa cheia e destacou que foi a terceira vez neste ano que o fato ocorreu. “Fico muito feliz em homenagear nossos atletas. Fico triste, apenas, em não ter a presença do vereador Sergio Hanich, que nos deixou em abril, mas que havia assinado alguns requerimentos conosco, da equipe do BMX”, lembrou Coller. O petebista afirmou em seu discurso que muitos são atletas porque têm um ‘paitrocínio’, que pode ser um parente ou até mesmo um amigo. “Quem não fica feliz com uma conquista de um filho? Sentimos como se nós fôssemos o campeão. E também somos, né? Quero agradecer a todos os pais que fazem muito pelos seus filhos e pelos filhos dos outros. Parabéns a todos os atletas”, salientou. 

Para encerrar o momento aberto às falas, o vereador Gerson Peteffi (MDB) apontou que a noite estava vertendo emoção e educação. “Mães, pais, avós, avôs e treinadores – vocês ajudam a concretizar sonhos. E, vocês, atletas, estão galgando passos a uma vida que será muito querida ali na frente. Os que emergem do esporte têm um caráter diferenciado”, mencionou o vereador. Ele pediu, ainda, que a juventude também se dedique aos estudos, pois, conforme Peteffi, o conhecimento é único bem que não pode ser retirado de uma pessoa. 

Clique aqui para conferir todos os atletas, treinadores e equipes agraciados com a Medalha Mérito Esportivo 2022. 

Antes da entrega da premiação, os presentes puderam prestigiar um vídeo sobre a trajetória de Victor Hugo Körbes. Clique para assistir na íntegra.

Victor Hugo Körbes

A Medalha Mérito Esportivo passou a chamar-se Victor Hugo Körbes em 2021, por projeto criado pelo vereador Finck e aprovado por todos os parlamentares da Casa. Campeão do mundo em 1975 e 1982 de punhobol pela Sociedade Ginástica, Vitão teve estreita relação com a modalidade durante toda sua vida, levando o nome da cidade a diferentes países. Filho do ex-vice-prefeito Victor Nicolau Körbes, o empresário e esportista sempre manteve forte ligação com o município. Vitão faleceu em dezembro de 2020, aos 67 anos, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19. 

A condecoração foi transmitida ao vivo pela TV Câmara NH, canal 16 da Claro, youtube.com/TVCmaraNH, Facebook.com/CamaraNH e portal institucional.



Assista a sessão solene na íntegra

 

 Clique para acessar todas as fotos da sessão solene:

Sessão Solene Mérito Esportivo